BusinessTimes

Ibovespa: alta recente foi só um soluço e não reverte tendência de baixa, dizem analistas

27 ago 2021, 8:48 - atualizado em 27 ago 2021, 8:48
Ibovespa Ações Mercados B3SA3
Campo gravitacional: forças de baixa ainda prevalecem sobre o Ibovespa (Imagem: B3/Divulgação)

A alta do Ibovespa, nestes últimos dias, foi só um soluço e não reverte a tendência de baixa, de acordo com analistas que já repercutem, na manhã de hoje (26), o último fechamento, em que recuou 1,73%, e as perspectivas para os próximos dias.

“No momento, temos um repique de alta dentro de uma tendência de baixa no curto e no médio prazo”, afirma Igor Graminhani, analista gráfico da Genial Investimentos, no relatório de abertura de mercado desta manhã.

Bateu no teto

Ele acrescenta que o que se viu ontem foi o índice estabelecer um novo teto de curto prazo, representado pela média móvel dos últimos 21 pregões, na região dos 120.690 pontos.

Martha Matsumura, grafista da XP Investimentos, também cita a média de 21 dias como o ponto a ser superado, se o Ibovespa quiser engatar uma alta mais consistente. Mas a analista adverte que “a tendência permanece de baixa”.

O tamanho da eventual queda à frente dependerá, contudo, da força do índice para furar os novos pisos. A Genial Investimentos calcula que o próximo suporte está ao redor dos 114.800 pontos, ainda distante dos 118.724 pontos com que fechou ontem. Há, portanto, algum espaço para evitar um tombo maior.