Ibovespa se afasta dos 110 mil pontos em dia morno; RRRP3 e VALE3 sustentam ponta positiva
O Ibovespa (IBOV) operava em queda de 1,12%, valendo 108.468 pontos, na tarde desta segunda-feira (26), após uma semana positiva antes do Natal. Entre 19 e 23 de dezembro, o principal índice da Bolsa brasileira subiu 6,65%.
Lojas Renner (LREN3) liderava as baixas nesta segunda. Do lado positivo, 3R Petroleum (RRRP3), SLC Agrícola (SLCE3) e Vale (VALE3) avançavam.
No pregão de hoje, e durante a semana, as atenções seguem voltadas às decisões e novas medidas do governo de transição.
O analistas da XP Investimentos esperam dia de baixa liquidez, uma vez que a maioria dos mercados está fechada no exterior devido ao feriado estendido do Natal.
Destaques do dia
Por volta das 14h40, LREN3 liderava as quedas do dia, com variação negativa de 5,21%.
AZUL4 e GOLL4 também recuavam 3,88% e 2,11%, respectivamente, após pilotos e comissários aceitarem propostas trabalhistas, que preveem reajuste de 6,97% nos salários fixos e variáveis, e encerrarem a greve no domingo (25).
Ao contrário do Ibovespa, VALE3 registrava ganhos de 1,02%, influenciado pela alta do minério de ferro na China após a iminência de novas políticas.
RRRP3 também subia 1,81%, acompanhando as cotações do petróleo Brent e WTI, que avançam 3,63% e 2,67%, respectivamente.
Já PETR3 e PETR4 recuavam 0,74% e 0,84%. O movimento, segundo a Reuters, reflete a perspectiva de o CEO da companhia renunciar antes do fim do mandato em abril e Jean Paul Prates, um dos potenciais substitutos, assumir a Petrobras.
O que acontece na semana?
Amanhã (27), os mercados devem seguir de olho no presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deve anunciar mais nomes que vão compor suas equipes ministeriais a partir do próximo ano. Lula já definiu 21 ministros de um total de 37.
A semana também contará com a divulgação de dados de Caged do Ministério da Trabalho, referentes a novembro, além de dados do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de dezembro.