Mercados

Ibovespa acompanha exterior negativo em semana de Jackson Hole

22 ago 2022, 14:30 - atualizado em 22 ago 2022, 14:31
B3, Ibovespa
Em Wall Street, o S&P 500 cedia 1,8% e o Nasdaq perdia 2,2%. (Imagem: Money Times/Diana Cheng)

O Ibovespa (IBOV) caía nesta segunda-feira (22), influenciado pelo recuo das Bolsas no exterior, à medida que investidores temem potenciais impactos na economia global dos ciclos de alta de juros nos Estados Unidos e na zona do euro.

Vale (VALE3) e bancos pressionavam o índice, enquanto a ação da Americanas (AMER3) saltava, após anúncio da primeira troca de presidente-executivo pela companhia em 20 anos.

Por volta das 14h20, o principal índice da Bolsa brasileira caía 0,74%, aos 110,6 mil pontos.

O mercado aguarda discurso do chair do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, na sexta-feira, na conferência anual global de bancos centrais em Jackson Hole. Investidores devem ficar atentos a novas sinalizações de Powell sobre o ritmo de aperto monetário a ser adotado pelo Fed a partir de setembro.

Economistas consultados em pesquisa da Reuters esperam uma alta de 0,5 ponto percentual em setembro, após dois aumentos em 0,75 ponto nas últimas reuniões.

Em Wall Street, o S&P 500 cedia 1,8% e o Nasdaq perdia 2,2%.

Pedro Galdi, analista da Mirae Asset Corretora, disse que o Ibovespa acompanha o mercado externo, destacando que o índice vem ainda de “altas representativas nas últimas semanas”.

O Ibovespa caiu 1,1% no acumulado da última semana, depois de marcar quatro semanas seguidas de alta, período em que foi impulsionado pela melhora nas perspectivas de juros no Brasil e nos EUA.

No entanto, os temores de um aperto monetário mais intenso voltaram na semana passada, em meio à ata da última reunião do Fed e novos dados econômicos.

*Com informações da Reuters

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!