Ibovespa

Ibovespa (IBOV) cai nesta quarta (2) à espera do Copom; confira

02 ago 2023, 10:18 - atualizado em 02 ago 2023, 10:18
Ibovespa-Mercados-Ações
Por volta de 10h10, o Ibovespa perdia 0,40%, a 120,7 mil pontos (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Ibovespa (IBOV) opera em queda nesta quarta-feira (2), depois de recuar 0,57% na última sessão, a 121,2 mil pontos. Por volta de 10h10, o principal índice da Bolsa brasileira perdia 0,40%, a 120,7 mil pontos.

Hoje, as atenções se voltam para segunda reunião do Copom (Comitê de Política Monetária). Na véspera, o encontro foi reservado para as apresentações técnicas de conjuntura. Na etapa de hoje, o Banco Central define as decisões das diretrizes de política monetária.

Neste encontro, pode ser a primeira vez, em três anos, que o BC reduz a Selic. Vale lembrar que o ciclo de aperto monetário começou em março de 2021 e seguiu até agosto de 2022; desde então, a Selic está sendo mantida no patamar de 13,75%.

O mercado se divide entre as expectativas de corte, com alguns analistas estimando um corte de 0,25 ponto percentual e outros prevendo um corte de 0,50 pp.

Ibovespa segue Nova York

No lado internacional, os principais índices futuros operam em queda. Dow Jones, S&P e Nasdaq perdem 0,55%, 0,66% e 0,93%, respectivamente.

O movimento acontece em paralelo a divulgação do relatório de Emprego Nacional da ADP. A criação de vagas no setor privado dos Estados Unidos aumentou mais do que o esperado em julho, com 324 mil vagas abertas. Os dados de junho foram revisados ​​para baixo para mostrar 455mil vagas abertas, em vez de 497 mil relatadas antes.

A revisão do rating dos Estados Unidos também está no radar. Na noite de ontem, a agência Fitch rebaixou a nota do país de AAA para AA+. No comunicado da decisão, a agência de classificação de risco afirmou que o rebaixamento da nota americana “reflete a esperada deterioração fiscal nos próximos três anos”.

*Com Juliana Américo e Reuters

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar