Ibovespa (IBOV) cai após inflação nos EUA avançar acima do esperado
O Ibovespa (IBOV) abriu esta quarta-feira (11) em queda de 0,09%, aos 103,0 mil pontos, revertendo a tendência positiva apresentada pelo índice futuro, após a divulgação da inflação nos Estados Unidos acima do esperado.
O índice de preços ao consumidor no país, uma medida ampla de preços de bens e serviços, aumentou 8,3% em 12 meses, acima da estimativa do Dow Jones de alta de 8,1%.
Os ganhos mensais também foram superiores às expectativas: 0,3% no CPI principal contra a estimativa de 0,2% e um aumento de 0,6% no núcleo, contra a perspectiva de um ganho de 0,4%.
Com a divulgação dos dados, os índices futuros nos EUA também reverteram a alta do início do dia.
Inflação no Brasil
Há pouco, no Brasil, o IBGE informou que o IPCA desacelerou para 1,06% em abril, dentro do esperado por analistas. Nos últimos 12 meses, a taxa ainda é de 12,13%
Na Europa, a Ucrânia suspendeu parte das exportações de gás russo, que fluem em gasodutos pelo país, para todo o continente europeu devido ao domínio territorial da Rússia do local em que o gasoduto está localizado.
Investidores começam a avaliar os impactos deste corte na economia europeia e o preço do gás natural (+1,8%) sobe pela manhã, destaca a XP Investimentos em relatório de abertura.
Na China, ambos os índices CSI 300 (+1,4%) e Hang Seng (+1,0%) encerram em alta, com o otimismo catalisado pela redução em torno de 50% no número de caso diários de Covid-19 reportados em Shangai.
Os dados da inflação ao produtor no país apresentaram uma desaceleração no comparativo anual vs. o mês anterior (8,0% em abril vs. 8,3% em março), o que poderá abrir espaço para o banco central chinês realizar novos estímulos econômicos.
Receba as newsletters do Money Times!
Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!