Mercados

Ibovespa (IBOV) opera em queda nesta segunda-feira (29)

29 ago 2022, 10:05 - atualizado em 29 ago 2022, 10:08
Jerome Powell
Presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, rouba a cena dos mercados globais após fala agressiva em Jackson Hole (Imagem: Kevin Dietsch/Pool via REUTERS)

O Ibovespa (IBOV) operava em queda na abertura do pregão desta segunda-feira (29), seguindo a renovada aversão ao risco dos mercados internacionais. Por volta das 10h05, o principal índice da Bolsa brasileira recuava 0,41%, aos 111,8 mil pontos.

Os investidores ainda ecoam o tom agressivo (“hawkish”) na fala do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, na última sexta-feira. A fala de menos de dez minutos do presidente do Fed em Jackson Hole ao final da semana passada ainda causa estragos nos mercados globais nesta segunda-feira. 

Powell frustrou as três principais expectativas dos investidores de uma só vez. Ele advertiu que manterá o trabalho duro de reduzir a inflação, descartou qualquer “pivô do Fed” em direção a cortes nos juros e indicou que as taxas devem ser mais altas por mais tempo. E o preço a ser pago será alto, causando desemprego e, quiçá, recessão.

Ainda assim, permaneceu a dependência do Fed por dados para calibrar o tamanho do próximo aumento em setembro. No mercado futuro, as chances de uma alta maior, de 0,75 ponto percentual (pp), voltam a ser majoritárias, com 66,5%. 

Igualmente importante para as perspectivas imediatas em relação ao Fed é o relatório sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos (payroll), que sai na sexta-feira. Os números podem endossar o tom agressivo recentemente redescoberto do mercado, mas o Fed também precisa da confirmação nos dados.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!