Ibovespa (IBOV) abre em alta em dia de decisões sobre juros
O Ibovespa (IBOV) abriu esta quarta-feira (15) em alta de 0,49%, aos 102,5 mil pontos, em um pregão marcado pela expectativa sobre decisões de juros nos Estados Unidos e no Brasil.
Na véspera, o principal índice da Bolsa brasileira caiu 0,52%, se aproximando da barreira psicológica de 100 mil pontos.
Com o fechamento de terça, o Ibovespa acumula uma desvalorização de 9,19% na maior série de perdas desde setembro de 2015, quando também caiu oito sessões seguidas.
De olho nos bancos centrais
O Federal Reserve, banco central norte-americano, encerra um encontro de política monetária de dois dias nesta quarta-feira.
Os mercados, que há apenas alguns dias tinham uma alta de 0,50 ponto percentual nos juros como praticamente garantida para a reunião, passaram a apostar majoritariamente em uma dose de aperto mais intensa, de 0,75 ponto.
“A grande preocupação é com a inflação, de que o Fed está ainda mais atrás da curva do que o mercado imaginava”, disse à Reuters Mauro Morelli, estrategista da Davos Investimentos.
“Isso aumenta a aversão a risco, o dólar é a moeda de segurança e aí o dólar se valoriza contra as outras moedas. Isso é um cenário pior para mercados emergentes.”
Na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, que, assim como o encontro do Fed, se encerra na quarta-feira, a Selic deve ser elevada em 0,50 ponto percentual, a 13,25%, segundo a visão majoritária no mercado.
*Com informações da Reuters
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!