Ibovespa avança com recuperação das bolsas globais e alta das commodities
O Ibovespa subia na abertura do pregão desta segunda-feira (23), seguindo os mercados globais, que avançam após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, dizer que considera reduzir as tarifas de alguns produtos importados da China.
O pronunciamento é bem avaliado pelo mercado, uma vez que qualquer redução das tarifas poderia ajudar no controle da inflação americana.
Por volta das 10h05, o principal índice da bolsa brasileira tinha ganhos de 0,72%, aos 109,2 mil pontos. Nos EUA, os futuros do S&P 500 subiam 0,8%, enquanto o Stoxx 600 avançava 0,6% na Europa, recuperando parte das perdas recentes.
Na China, o índice de Hang Seng caiu 1,2%, à medida que temores em relação a possíveis novos lockdows ganham força depois da capital registrar um recorde de novos casos de covid-19.
Os preços do petróleo sobem na segunda, impulsionados pela expectativa de retomada da demanda, já que Xangai se prepara para reabrir no início de junho após um bloqueio de dois meses e antes do início da principal temporada de carros nos EUA.
O petróleo Brent subia 0,92%, a US$ 111, enquanto os contratos futuros de minério de ferro de referência na China saltaram cerca de 7%.
Agenda para a semana
Em relatório de abertura de mercado, a XP Investimentos destaca que a maior parte dos indicadores importantes para o mercado será divulgada nos próximos dias.
No cenário internacional, os destaques serão a ata da última reunião do comitê de política monetária dos Estados Unidos e o deflator de consumo pessoal dos EUA (PCE).
O PIB dos EUA e da Alemanha referentes ao primeiro trimestre e a prévia dos índices de gerentes de compras (PMIs) de maio para países desenvolvidos são importantes termômetros da atividade econômica, diz a corretora.
Nos próximos dias, acontecerá o Fórum Econômico Mundial em Davos após um hiato de dois anos imposto pela pandemia, lembra a XP.
No Brasil, segundo a corretora, os destaques serão a divulgação da prévia da inflação de maio (IPCA-15). “Do lado político, o tema principal deve ser a discussão na Câmara do projeto que limita a alíquota de ICMS para combustíveis, energia, transportes e telecomunicação”.
Receba as newsletters do Money Times!
Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!