Ibovespa (IBOV) opera em alta nesta sexta-feira (12)
O Ibovespa (IBOV) operava em alta nesta sexta-feira (12), dia em que o mercado deve repercutir a grande quantidade de balanços corporativos divulgado nas últimas horas.
Por volta das 10h05, o principal índice da Bolsa subia 0,42%, aos 110,1 mil pontos. Em Nova York, os índices futuros operavam em alta.
Na véspera, o Ibovespa ficou sem fôlego para ampliar a sequência de altas e acabou sucumbindo a uma tímida realização de lucros. A releitura dos números mais fracos da inflação nos Estados Unidos fez os mercados devolverem parte dos excessos da reação no dia anterior.
Mas ao que parece, nada deve alterar a recente dinâmica mais positiva dos ativos globais de risco. Com isso, até a próxima reunião do Federal Reserve, em setembro, novas divulgações sobre os preços ao consumidor e o mercado de trabalho nos EUA tendem a calibrar as expectativas para a taxa de juros, adicionando uma dose extra de volatilidade.
Safra de resultados
A safra de resultados dá ritmo à renda variável, com os balanços divulgados ontem à noite agitando o pregão desta sexta. Aos poucos, porém, o noticiário político vai influenciando os negócios locais.
Ainda que atos pró-democracia em várias capitais do Brasil tenham sido destaque nas manchetes, a preocupação do mercado doméstico é com a questão fiscal. As incertezas em relação à saúde das contas públicas a partir de 2023, seja qual for o novo governo, traz uma cautela natural.
Por ora, a agenda econômica mais fraca do dia abre espaço para uma recuperação dos mercados no exterior, o que pode impedir uma devolução mais consistente do ganhos recentes do Ibovespa. A queda do petróleo favorece um sinal positivo nas bolsas no Ocidente após uma sessão mista na Ásia, apesar da alta do dólar.
Receba as newsletters do Money Times!
Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!