Ibovespa abaixo dos 100 mil pontos: Veja onde investir seu dinheiro agora
O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, firmou-se abaixo dos 100 mil pontos desde a Super Quarta (22), quando os bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos fixaram as taxas básicas de juros de seus respectivos países. No caso do Federal Reserve, veio a esperada alta de 0,25 ponto percentual. Já o BC brasileiro manteve a Selic em 13,75% ao ano, também dentro das expectativas.
Com isso, o Ibovespa acumula queda de 2,10% entre os 100.998 pontos com que fechou a terça-feira (21) e a tarde desta sexta (24). A recente baixa apenas acentua as perdas deste ano. No acumulado do mês até ontem, o benchmark do mercado brasileiro já afundou 6,68%. No ano, a desvalorização já chega a 10,76%, segundo a Empiricus Research.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Ibovespa cai, mas não é só ele
Os atritos entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do BC, Roberto Campos Neto, somados às recentes quebras de bancos americanos e a um cenário global de alta geral das taxas de juros, contaminam não apenas o mercado de ações, mas também outras classes de ativos.
Os fundos imobiliários, por exemplo, perderam 1,70% de seu valor no acumulado do mês até ontem, quando se considera o Ifix, índice da B3 para o mercado de FIIs. No ano, a queda soma 3,71%.
Neste cenário, encontrar bons investimentos pode parecer com procurar uma agulha num palheiro. A boa notícia é que há, sim, alternativas rentáveis no mercado – e para todos os bolsos – seja na renda fixa, seja na renda variável.
É o que explicam os analistas Matheus Spiess e Enzo Pacheco, da Empiricus Research, no programa Giro do Mercado, com Paula Comassetto, que vai ao ar no canal do YouTube da casa de análises todos os dias, ao meio-dia. Confira as dicas dos analistas para proteger e multiplicar seu dinheiro nestes dias difíceis para o mercado acionário.