Ibovespa: A intenção dos tubarões do mercado em meio à possível queda dos juros
51% dos tubarões do mercado, os investidores institucionais, expressaram a intenção de aumentar a exposição em ações da Bolsa no curto prazo, disse a XP Investimentos, que realizou uma pesquisa com 82 clientes institucionais.
Segundo a corretora, uma maioria significativa dos clientes que responderam à pesquisa (mais de 80%) acredita em uma possível valorização do Ibovespa em relação aos níveis atuais.
De acordo com a pesquisa, espera-se que o Ibovespa chegue ao redor de 125 mil pontos ao final de 2023, em comparação à estimativa da XP de 130 mil pontos e os 119 mil pontos atualmente.
“No geral, os investidores parecem relativamente otimistas em relação ao Brasil, impulsionados pelo bom desempenho das ações brasileiras e do real durante o primeiro semestre de 2023”, disse em relatório assinado por Fernando Ferreira e equipe.
- Uma microcap entrou para a carteira da Empiricus Research e já subiu quase 30% desde a indicação: descubra qual é o ticker e se ainda dá tempo de comprar a ação no Giro do Mercado de hoje (07). Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado no Giro do Mercado, de segunda a sexta-feira, às 12h.
Otimismo com setores da Bolsa
No relativo, os investidores estão mais otimistas com setores mais sensíveis às taxas de juros, como Imobiliário e Transporte, além de Utilidade Pública, disse a XP.
“Da mesma forma, fatores mais arriscados, como alto Momentum, alto Crescimento e Small Caps são os preferidos entre os participantes”.
Por outro lado, ponderou, há um sentimento mais pessimista entre os setores de Materiais Básicos, Alimentos e Bebidas e Telecomunicações.
A XP observa que os níveis de sentimento otimista atual e projeções para o Ibovespa não estão excessivamente altos. “Será interessante observar como as respostas dos clientes evoluem à medida que o ciclo de corte de juros se concretiza”, destacou.