Comprar ou vender?

Ibovespa a 157 mil pontos em 2024? É possível, segundo BBI; veja seleção com mais de 20 ações

21 dez 2023, 20:47 - atualizado em 21 dez 2023, 20:47
ibovespa-ibov-mercados
Ibovespa pode chegar a 157 mil pontos nos próximos meses, segundo banco (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa deve chegar aos 157 mil pontos em 2024, defende o Bradesco BBI, em relatório com expectativas e recomendações do mercado de renda variável para o próximo ano.

A casa fez questão de destacar que, pelas premissas conservadoras, o potencial de valorização para a Bolsa brasileira em termos reais é de 20%. Em um cenário alternativo, em que o risco de prêmio das ações convergiria com a média histórica, o potencial de alta para 2024 poderia aumentar em 10 pontos percentuais, diz.

“As ações brasileiras estão atrativas, assimétricas, pendendo para o upside, e oferecem grande opcionalidade política e do mercado doméstico”, avalia o time de análise.

Para o BBI, o consenso parece muito conservador em relação aos ajustes fiscais e à flexibilização monetária do país.

“Achamos que o case de ações brasileiras é mais sólido, e o governo pode se aprofundar na coordenação política, dando continuidade ao ajuste das contas fiscais e cortando taxas acima do esperado”, defende.

  • Bolsas internacionais tiveram um ano de ganhos expressivos, mas o que esperar de 2024? Confira as melhores teses de investimentos do cenário norte-americano no Giro do Mercado desta quarta-feira (21), é só clicar aqui:

Na opinião do BBI, as receitas do governo devem melhor consideravelmente no próximo ano, aumentando as chances de o déficit primário convergir aos targets.

Ainda, o PIB brasileiro parece perder força, mas deve acelerar no segundo trimestre de 2024, “entrando em uma nova fase, que será mais benéfica para setores cíclicos”, completa o banco.

O BBI está “overweight” com a tese do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ações para 2024

No geral, as ações latino-americanas estão atrativas, afirma o BBI.

O banco avalia que, se o prêmio de risco do Ibovespa convergir para sua média histórica e as taxas reais convergirem para o que as estimativas do Banco Central têm como nível neutro, o índice pode alcançar os 173 mil pontos no próximo ano.

Para 2024, o BBI aumentou exposição a nomes cíclicos e small caps. O portfólio dos analistas, por exemplo, está overweight em consumo discricionário, industriais e financeiras.

Do lado “underweight”, destacam-se os setores de materiais e bens de consumo básicos.

As ações top picks da B3 totalizam mais de 20 na lista da instituição. Gigantes como Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) fazem parte da seleção, assim como Itaú (ITUB4). As elétricas Copel (CPLE6) e Eletrobras (ELET3) figuram entre as favoritas, junto com Sabesp (SBSP3) e JBS (JBSS3).

Confira a lista:

Empresa Ticker
Itaú ITUB4
XP XPBR31
Totvs TOTS3
Petrobras PETR4
PetroReconcavo RECV3
Vale VALE3
Vivara VIVA3
Vulcabras VULC3
Carrefour Brasil CRFB3
JBS JBSS3
Camil CAML3
Oncoclínicas ONCO3
Yduqs YDUQ3
Allos ALOS3
Cyrela CYRE3
Direcional DIRR3
Ecorodovias ECOR3
Embraer EMBR3
Santos Brasil SBSP3
Copel CPLE6
Sabesp SBSP3
Eletrobras ELET3
Mercado Livre MELI34
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.