Ibovespa: 4 fatores que pesam sobre a Bolsa hoje
O Ibovespa operava em queda nesta terça-feira (25) pressionado por:
- Exterior negativo;
- Recuo das ações de Vale (VALE3);
- Queda da Petrobras (PETR4);
- Juros; mercado monitora presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Por volta das 15h10, o principal índice da Bolsa brasileira recuava 1,04%, aos 102,8 mil pontos.
O exterior cai após mais balanços corporativos e com agentes financeiros na expectativa por dados de atividade econômica e leitura de inflação ainda nesta semana. Indicadores devem ajustar expectativas dos investidores para os próximos movimentos do Federal Reserve (Fed).
O mercado precifica majoritariamente uma alta de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros pelo banco central norte-americano em reunião na semana que vem.
Já a Vale, que tem um grande peso sobre o Ibovespa, cai quase 3% diante da desvalorização recente do minério do ferro. Os papéis de CSN (CSNA3) perdiam 3,49% e, de Gerdau (GGBR4), 3,66%.
A queda de cerca de 1% das ações de Petrobras em meio ao desempenho negativo do petróleo na sessão era mais um peso relevante à performance do índice.
Juros
O mercado monitora o Campos Neto porque na semana que vem tem decisão de taxa básica de juros, Selic. O presidente da autarquia falou mais cedo ao Senado.
A autarquia mantém a Selic em 13,75% ao ano desde agosto do ano passado. No entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva critica o elevado patamar da taxa básica de juros e a questionar a autonomia do Banco Central.
*Com informações da Reuters