Ibovespa (IBOV): 2 impulsos para a Bolsa nesta quarta-feira
O Ibovespa subia nesta quarta-feira (17), apoiado na alta dos preços futuros do minério de ferro e em Nova York, enquanto investidores acompanham o andamento do novo marco fiscal do país em Brasília. Por volta das 15h40, o índice brasileiro avançava 1,04%, aos 109,3 mil pontos.
Segundo Dan Kawa, diretor de investimentos na TAG, os mercados no Brasil continuam interpretando que um risco de curto prazo, ou o risco de um evento ainda pior, foi retirado do cenário. Para ele, “a postura do Congresso, que está tentando se colocar como ‘guardião’ dos avanços do país, tem ajudado o mercado a retirar os excessos de prêmio de risco dos ativos locais”.
Com a valorização do minério de ferro, as ações da Vale (VALE3) subiam mais de 3%, enquanto o setor todo de mineração e siderurgia exibia ganhos. O avanço da commodity é apoiada em uma por expectativa sobre a demanda depois que algumas usinas retomaram a produção.
Em Nova York, as Bolsas ganharam mais um impulso depois que o presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy, e o presidente do país, Joe Biden, fizeram declarações indicando que está próximo o acordo para elevar o teto da dívida.
*Com informações da Reuters