Mercados

Ibovespa: 1º prévia do índice traz uma petroleira e uma novata; confira

01 ago 2023, 12:14 - atualizado em 01 ago 2023, 12:18
Ibovespa
As próximas prévias estão previstas para os dias 16 e 31 de agosto. Caso se confirme as ações, o índice pode passar a deter 86 ativos. (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

A B3 divulgou a sua primeira prévia do Ibovespa com a inclusão da PetroReconcavo (RECV3) e Vamos (VAMO3), que abriu capital em 2021, e a saída da Méliuz (CASH3).

As próximas prévias estão previstas para os dias 16 e 31 de agosto. Caso se confirme as ações, o índice pode passar a deter 86 ativos.

De quatro em quatro meses, a B3 realiza balanceamentos na carteira teórica do Ibovespa para retirar, ou incluir, ações que deixaram ou passaram a atender aos critérios, sendo o volume de negociação um dos principais.

Além disso, o papel também precisa tender a critérios de presença em pregão e não pode ser penny stock.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Méliuz pode dar adeus

A XP já alertava para o risco da Méliuz sair do Ibovespa. A corretora lembra que no último rebalanceamento, em maio/2023, a ação também correu risco de sair da composição dos índices por ser classificada como Penny Stock (ações com preço médio abaixo de R$1,00 no quadrimestre).

“Apesar dessa questão ter sido resolvida, estimamos que o Índice de Negociabilidade da ação caiu consideravelmente desde então, estando abaixo do limite mínimo para ambos os índices atualmente”, coloca.