Economia

IBGE: Setor de serviços cresce acima do esperado em maio

12 jul 2022, 9:21 - atualizado em 12 jul 2022, 9:21
As projeções do mercado indicavam uma alta de 0,2%. (Imagem: REUTERS/Caitlin O’Hara)

A receita real de serviços, que se refere à evolução do volume da atividade no setor em termos reais, descontada a inflação (deflacionado), avançou 0,9% em maio ante abril, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As projeções do mercado indicavam uma alta de 0,2%.

Já em relação a maio de 2021, o volume de serviços avançou 9,2%. De acordo com o IBGE, trata-se da 15ª taxa positiva seguida nesta base de comparação. Com isso, o setor de serviços acumula alta de 9,4% nos primeiros cinco meses de 2022.

O acumulado nos últimos doze meses passou de 12,8% em abril para 11,7% em maio de 2022, com perda de ritmo pelo segundo mês consecutivo – em março, o acumulado foi de 13,6%.

Na passagem de abril para maio, todas as cinco atividades pesquisadas registraram alta. Os destaques foram os transportes (0,9%), que recuperaram parte da retração de 2,5% verificada no mês anterior, e para informação e comunicação (0,9%). O setor emplacou o terceiro resultado positivo consecutivo, com ganho acumulado de 3,4%.

Os demais avanços vieram de outros serviços, que avançou 3,1%, e de profissionais, administrativos e complementares (1,0%). Já os serviços prestados às famílias subiram 1,9%.

Ainda na série com ajuste sazonal, a média móvel trimestral (0,9%) no trimestre encerrado em maio de 2022 frente ao nível do mês anterior, mantem comportamento positivo desde julho de 2020. Todos acompanharam o crescimento do índice global: os serviços prestados às famílias (2,6%); informação e comunicação (1,1%); os profissionais, administrativos e complementares (0,8%); os transportes (0,6%); e os outros serviços (0,5%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Leia mais sobre: