Ibaneis Rocha se pronuncia após ser afastado do governo do Distrito Federal; veja
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, publicou uma carta se pronunciando sobre a decisão do ministro Alexandre de Moraes de que ele seja afastado do cargo por 90 dias.
Segundo o ministro do do Supremo Tribunal Federal (STF), os atos antidemocráticos em Brasília só podem ter tido a anuência do governo do DF.
As forças de segurança do governo já sabiam dos planos dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e ainda assim disponibilizou um efetivo policial menor que o esperado. Isso resultou na invasão do Congresso Nacional, STF e Palácio do Planalto.
Com o afastamento de Ibaneis Rocha, quem assume o cargo pelos próximos 90 dias é sua vice Celina Leão.
Em seu Twitter, o governador reforçou que defende as instituições e o Estado de Direito Democrático, além de repudiar as “cenas de barbarismo”.
“Confio que ao curso da apuração de responsabilidades será devidamente esclarecido o papel de cada um dos agentes público, bem como a inteira disposição do Governo do Distrito Federal no sentido de evitar todo e qualquer ato que atentasse contra o patrimônio público de nossa Capital”, disse.
Ele ainda diz respeitar a decisão de Moraes e que vai aguardar as decisões sobre as responsabilidades.
Nota oficial. pic.twitter.com/jgy6T5ovZk
— Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) January 9, 2023
Ontem, após os atos antidemocráticos, Ibaneis gravou um vídeo no qual pede desculpas aos líderes dos Três Poderes – o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco – sobre o que aconteceu em Brasília.
Ele disse que estava monitorando os movimentos e que não acreditavam que a manifestação tomaria o tamanho que tomou.
Vídeo oficial na íntegra. pic.twitter.com/lv6NTXkS0k
— Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) January 8, 2023