Hyundai e Kia esfriam negociação de acordo para carros elétricos com Apple
A Hyundai disse nesta segunda-feira que não está negociando com a Apple para carros elétricos autônomos, apenas um mês após ter confirmado negociações em estágio inicial com a gigante da tecnologia, fazendo a ação da montadora cair.
As ações da Hyundai caíram 6,2%. As ações de sua afiliada Kia, que havia sido apontada pela mídia local como a provável parceira operacional da Apple, caíram 15%.
O anúncio ocorre após semanas de conflitos internos na Hyundai sobre o potencial negócio, com executivos levantando temores sobre a empresa se tornar uma fabricante terceirizada para a Apple em um acordo similar ao papel da Foxconn na fabricação de dispositivos para a gigante norte-americana.
“Estamos recebendo pedidos de cooperação no desenvolvimento conjunto de veículos elétricos autônomos de várias empresas, mas eles estão em estágio inicial e nada foi decidido”, disseram as montadoras nesta segunda-feira, em cumprimento às regras da bolsa de valores que exigem atualizações regulares aos investidores em relação aos rumores do mercado.
As ações da Kia saltaram 61% desde que a Hyundai confirmou inicialmente uma reportagem da mídia local no início de janeiro de que Apple e Hyundai estavam em discussões para desenvolver veículos elétricos autônomos até 2027 e desenvolver baterias em fábricas dos EUA operadas pela Hyundai ou pela Kia.
“Apple e Hyundai estão em discussão, mas como está em um estágio inicial, nada foi decidido”, disse a Hyundai, antes de divulgar declarações subsequentes que retiraram todas as menções à Apple, mas disseram que a Hyundai estava recebendo pedidos de cooperação de carros elétricos de empresas que não identificou.
A Hyundai é conhecida por sua relutância em trabalhar com terceiros, fabricando seus próprios motores, transmissões e até mesmo aço em uma cadeia de suprimentos verticalmente integrada como o segundo maior conglomerado da Coreia do Sul.
Embora as ações da Kia e da Hyundai tenham disparado com as notícias das negociações, a oposição interna em se tornar uma fabricante terceirizada da Apple era considerável, de acordo com pessoas a par do assunto.
A Apple nunca reconheceu as negociações com a montadora e não estava disponível de imediato para comentar fora do horário comercial nos Estados Unidos.