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Hurb demite 40% dos funcionários em meio à crise interna

31 maio 2023, 12:06 - atualizado em 31 maio 2023, 12:06
Hurb
Hurb demitiu 40% dos funcionários, após CEO da agência de viagens envolver-se em polêmicas com clientes (Fonte: Divulgação)

A Hurb, agência de viagens, demitiu 40% dos funcionários, segundo empregados da empresa. O corte teria atingido 400 pessoas, de um total de mil empregados.

A demissão em massa ocorre após a recente proibição da venda de pacotes flexíveis da empresa. Neles, não há data específica para viagem, nem de empresas aéreas e hotéis que estão inclusos no pacote. A determinação é da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça.

De acordo com o órgão, a decisão foi tomada porque a empresa não demonstrou robustez financeira para garantir a comercialização dos pacotes flexíveis. No entanto, os pacotes com datas definidas ainda podem ser comercializados.

O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, disse que a suspensão será mantida até que a Hurb apresente um plano concreto de resolução dos contratos atualmente em vigor. Além disso, também deve comprovar que as falhas identificadas foram corrigidas.

“Essa medida vai perdurar até que a empresa apresente um plano concreto de resolução dos contratos atualmente em vigor. A Hurb deverá demonstrar que está cumprindo os contratos e que tem condições financeiras de celebrar novos contratos”, afirmou Damous.

Além disso, a empresa está sujeita a multa diária de R$ 50.000, caso não cumpra as exigências feitas pela Senacon e previstas pelo Código de Defesa do Consumidor.

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Histórico

A Hurb já havia sido notificada no ano passado sobre as denúncias recebidas e solicitada a apresentar esclarecimentos sobre as práticas comerciais adotadas pela empresa. No entanto, as respostas apresentadas não foram suficientes para sanar as irregularidades apontadas pelos consumidores. A empresa chegou a solicitar a negociação de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), alegando diminuição no número de reclamações.

Entretanto, após uma série de polêmicas nos últimos meses, aumentaram expressivamente os relatos de clientes em todo o Brasil por problemas como cancelamentos de viagens sem aviso prévio, atraso no pagamento a hotéis e falta de assistência em casos de problemas durante a viagem e a hospedagem.

Polêmica com CEO

João Ricardo Mendes, ex-CEO da Hurb compartilhou um vídeo em um grupo de WhatsApp, criado para manifestação de problemas com a agência, em que ele afirma a um de seus clientes que puxou sua capivara toda, “não sabe nem falar seu retardado, bundão. (…) Fica satisfeito de não viajar. Tá arriscado alguém bater nessa m**da da sua casa hoje seu otário”.

Dados pessoais desse mesmo cliente – como CPF, e-mail, número do cartão, data de nascimento e número de celular no grupo – foram expostos. De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a exposição de dados de clientes por uma empresa é crime.

No final de abril, após a repercussão do caso, Mendes renunciou ao cargo de CEO, mantendo apenas sua posição de sócio. Otávio Brissant assumiu interinamente o cargo de CEO da Hurb.