Huawei lança smartphone com tela e software fabricados na China
A Huawei Technologies apresentou nesta terça-feira um telefone que apresenta uma série de inovações chinesas desenvolvidas para substituir a tecnologia americana, em linha com o esforço de Pequim à medida que as tensões com os Estados Unidos aumentam.
A nova linha Mate 50 possui o próprio sistema operacional Harmony da Huawei, semelhante ao Android, e vidro à prova de estilhaços, além de mensagens por satélite usando a alternativa chinesa ao GPS, o sistema de satélite de navegação BeiDou.
O produto chega poucos dias antes da Apple lançar a próxima geração do iPhone em evento, em que espera-se apresentação de tecnologia semelhante.
Além de seu recurso principal, o Mate 50 de 6,7 polegadas apresenta uma nova tela de proteção desenvolvida pela Huawei chamada Kunlun Glass, que substitui o fornecedor americano Corning, que tem o Gorilla Glass como padrão da indústria de fabricantes de dispositivos móveis.
As restrições comerciais impostas à empresa por Washington em 2020 a levaram a um projeto para reconstruir sua cadeia de suprimentos de componentes independente dos fornecedores americanos.
O fundador da empresa, Ren Zhengfei, que alertou no mês passado que a campanha dos Estados Unidos para barrar a China poderia lançar o país em uma recessão econômica de anos, tem sido um proeminente defensor das tecnologias domésticas.
A Huawei, que continua sendo uma das empresas de tecnologia mais importantes da China e líder mundial em redes sem fio, precisa adquirir apenas um número limitado de peças americanas, como os processadores Snapdragon 4G-Only, da Qualcomm, que alimentam a série Mate 50.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!