BusinessTimes

HSBC permite que equipe de Hong Kong trabalhe até 4 dias em casa

21 nov 2020, 12:03 - atualizado em 18 nov 2020, 12:42
HSBC Bancos
O diretor financeiro do HSBC, Ewen Stevenson, disse em outubro que o aumento do trabalho remoto para alguns funcionários poderia reduzir custos com escritórios (Imagem: Reuters/Lim Huey Teng)

O HSBC agora oferece aos funcionários de Hong Kong maior flexibilidade para trabalhar em casa, em mais um sinal de que a pandemia está transformando o papel dos escritórios na vida empresarial.

O banco de Londres, que classifica Hong Kong como seu maior mercado, agora permite que funcionários qualificados trabalhem até quatro dias por semana em casa, de acordo com memorando interno e diretrizes vistos pela Bloomberg. Uma porta-voz do HSBC confirmou o plano, que oferece vários graus de flexibilidade para os funcionários.

“Estamos constantemente procurando desenvolver uma flexibilidade geral na forma como trabalhamos”, segundo o memorando enviado à equipe em 4 de novembro. “Em recentes intercâmbios e pesquisas com funcionários, alguns mostraram interesse em uma combinação de trabalho no escritório e em casa.”

O diretor financeiro do HSBC, Ewen Stevenson, disse em outubro que o aumento do trabalho remoto para alguns funcionários poderia reduzir custos com escritórios. O HSBC faz parte da lista de bancos globais e regionais que se adaptam à nova normalidade criada pela pandemia. Alguns bancos na Europa preveem que os funcionários trabalharão cerca da metade do tempo em casa, mesmo depois do fim da crise de saúde.

Rival do HSBC em Hong Kong, o Standard Chartered tem planos de oferecer opções de trabalho flexíveis a mais de 90% de seus 85 mil funcionários ao longo de três anos, enquanto o DBS Group, de Cingapura, vai conceder a todos os funcionários a flexibilidade de trabalhar remotamente até 40% do tempo.

O CEO do Deutsche Bank, Christian Sewing, disse em setembro que o banco alemão examina como os funcionários poderiam dividir o tempo entre escritório e casa.

A normalidade praticamente foi retomada em Hong Kong, onde o banco emprega cerca de 30 mil pessoas. O HSBC oferece três opções, como a de “trabalhador remoto flexível” que trabalha principalmente em casa, com um esquema fixo de trabalho remoto de até quatro dias por semana, de acordo com as diretrizes.

Outras opções incluem ser um “trabalhador de escritório flexível”, que pode trabalhar em casa até dois dias por semana e uma função permanente no escritório, segundo as diretrizes.

O banco introduziu um único subsídio de 2,5 mil dólares de Hong Kong (US$ 322) para a compra de itens para um home office ergonômico, destinado a funcionários que se comprometam a trabalhar em casa pelo menos dois dias por semana por um período mínimo de 12 meses, segundo o memorando.