Ministério de Minas e Energia

Horário de verão de volta? Governo avalia necessidade de adiar os relógios em uma hora, diz ministro

11 set 2024, 15:17 - atualizado em 11 set 2024, 15:17
Governo estuda retomar horário de verão em breve, diante das mudanças climáticas (Arquivo/Agência Brasil)

O governo está avaliando a necessidade de retorno do horário de verão diante da seca severa que vem afetando a operação do setor elétrico brasileiro, segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

“Estamos em fase de avaliação da necessidade ou não do horário de verão. É algo que está colocado na mesa, mas não há uma decisão, até porque depende do índice pluviométrico”, disse Silveira a jornalistas nesta quarta-feira (11).

“Quando há qualquer possibilidade que aponta um caminho para solução de modicidade tarifária e segurança do setor, é importante ser avaliado”, acrescentou o ministro, afirmando que essa política poderia eventualmente ajudar o operador ONS no atendimento dos horários de ponta.

Extinto em 2019, durante o governo Jair Bolsonaro, o horário de verão tinha como principal objetivo reduzir o consumo de energia elétrica entre o fim da tarde e o início da noite, a partir do melhor aproveitamento da luz natural com o adiantamento dos relógios em uma hora.

A lógica é que a diminuição do consumo no horário de pico reduz a pressão sobre o sistema e, consequentemente, leva a um menor uso de fontes mais caras.

O retorno dessa política chegou a ser estudado alguns anos atrás, especialmente no contexto da crise hídrica de 2021, que levou o governo a mobilizar uma série de recursos para evitar problemas no fornecimento de energia.

No entanto, estudos realizados na época mostraram que o retorno do horário de verão não produziria economia significativa de energia, pois a redução observada no horário da ponta noturna é compensada pelo aumento do consumo em outros períodos. A análise anterior também apontava que não haveria impacto sobre o atendimento à potência.

Horário de verão: “uma boa alternativa”

Na mesma linha de Silveira, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que a retomada do horário de verão pode ser uma “boa alternativa” para o Brasil poupar energia. Ele disse que, apesar da seca no País, não faltará energia.

“Eu acho que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, falou uma coisa importante. Não vai faltar energia. Mas nós precisamos todos ajudar. O horário de verão pode ser uma boa alternativa para poupar energia”, disse Alckmin, em coletiva de imprensa após Cerimônia Nova Indústria Brasil – Missão 4: Indústria e Revolução Digital nesta quarta-feira (11).

“Campanha para economizar energia. Você procurar evitar desperdício. Fazer uma campanha de ajuda também. Você tem várias alternativas”, complementou o responsável pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

*Com Reuters e Estadão Conteúdo

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar