BusinessTimes

Hora de comprar Cielo (CIEL3)? Ação cai 4,28% e lidera perdas do Ibovespa; entenda

07 jun 2022, 18:06 - atualizado em 07 jun 2022, 21:29
Com o aumento do risco fiscal, houve uma elevação da curva de juros, impactando principalmente as ações do setor de tecnologia (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa fechou estável na sessão desta terça-feira em meio à crescente preocupação com os juros e o rombo fiscal do governo Bolsonaro.

A proposta de compensar os estados com a perda da arrecadação do ICMS para zerarem o combustível provocou ruídos, principalmente no câmbio.

“O mercado enxerga a proposta com desconfiança, pois, apesar da medida ter impactos na inflação, ela pode gerar desfalques fiscais no futuro, o que tende a aumentar nosso risco-país e impactar negativamente na entrada de fluxo estrangeiro, principalmente por meio de investimento em portfólio”, argumenta André Meirelles, da InvestSmart XP.

Entre as maiores altas, Vale (VALE3), puxada pelo minério de ferro, conseguiu evitar quedas maiores do Ibovespa.

Com o aumento do risco fiscal, houve uma elevação da curva de juros, impactando principalmente as ações do setor de tecnologia, com destaque para a Positivo (POSI3), que fechou no vermelho com queda de 4,07%, e Inter (BIDI11), com recuo de 3,42%.

A Cosan (CSAN3) também recuou, na esteira da medida do ICMS apresentada pelo governo. Especialistas dizem que a proposta prejudicará o mercado de etanol no Brasil.

Mas quem liderou as perdas mesmo foi a Cielo (CIEL3), que tombou 4,28%.

Por que a Cielo liderou as perdas?

João Abdouni, da Inversa, explica que a empresa negocia acima da média do mercado, com 11,5 vezes o preço sobre o lucro contra 8 vezes o P/L do Ibovespa.

No mês passado, a Cielo liderou as altas, com disparada de 17%. A companhia viu o seu lucro líquido saltar 36%, somando R$ 185 milhões no primeiro trimestre.

E para coroar a recuperação, o papel saltou após o JPMorgan elevar sua recomendação para as ações da Cielo para “overweight“, após cinco anos oscilando entre “neutro” e “underweight“.

Ao atualizar a indicação, os analistas esperam que, nos próximos seis a doze meses, o papel supere a média de retorno das ações na cobertura do banco.

Mesmo assim, para Abdouni, depois da valorização, a ação está cara e não vale a pena mais ser comprada.

Participe do grupo Comprar ou Vender no Telegram!

Faça parte do grupo do Comprar ou Vender no Telegram. Você tem acesso em primeira mão às principais indicações de investimentos dos analistas brasileiros e estrangeiros e ainda participa das discussões sobre os temas. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Veja as 5 maiores quedas

Empresa Ticker Queda
Cielo CIEL3 4,28%
Soma SOMA3 4,14%
Positivo POSI3 4,07%
Cosan CSAN3 3,52%
Banco Pan BPAN4 3,52%

Veja as 5 maiores altas

Empresa Ticker Alta
Vale VALE3 2,34%
brMalls BRML3 1,93%
JBS JBSS3 1,65%
Suzano SUZB3 1,65%
Assaí ASAI3 1,49%

 

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
renan.dantas@moneytimes.com.br
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.