Hong Kong planeja abater 3 mil suínos após detectar peste suína

Hong Kong vai abater 3 mil suínos após detectar a existência de peste suína africana em uma granja local, o que colocou a cidade em alerta para evitar a propagação.
O vírus foi descoberto na semana passada em uma instalação em Yuen Long, e o transporte de suínos da granja foi suspenso, de acordo com o Departamento de Agricultura, Pesca e Conservação de Hong Kong.
Os 3 mil suínos serão abatidos “o mais rápido possível”, e os proprietários serão indenizados, disse o departamento na terça-feira.
Hong Kong recebe suínos principalmente da China continental, que identificou o primeiro surto de peste suína africana em 2018. A doença incurável reduziu o plantel de suínos da China pela metade, o que encolheu a produção e levou as importações e preços da carne favorita do país a níveis recordes. Hong Kong detectou a doença em suínos importados da China continental em maio de 2019.
A medida não afeta a operação de unidades de abate locais nem o fornecimento geral de suínos vivos, disse o departamento. Autoridades continuarão a investigar e rastrear a origem do vírus enquanto intensificam a inspeção das granjas de suínos da cidade.