Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Hong Kong e Tailândia implementarão sistema de remessa transfronteiriço com criptomoedas

07/12/2019 - 17:00
Autoridades financeiras em Hong Kong e Tailândia fecharam parceria para criação de um token para pagamentos registrados em uma blockchain (Imagem: Jerome Favre/Bloomberg)

As autoridades financeiras de Hong Kong e Tailândia estão preparadas para lançar um token, parte do processo de criação de um protótipo de transferência de fundos entre fronteiras entre as duas economias, usando tokens ou serviços financeiros baseados em blockchain. Conforme relatado no South China Morning Post.

Segundo um porta-voz da Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA), o primeiro nível do protótipo, conhecido como Projeto LionRock-Inthanon, envolve a emissão de um token através dos bancos de Hong Kong envolvidos no programa piloto. O segundo nível implica que os bancos distribuam os tokens aos clientes corporativos para organizarem pagamentos com outros bancos ou outras empresas.

O sistema de duas camadas, semelhante ao desenvolvido pelo Banco Popular da China, é uma etapa do projeto LionRock-Inthanon, que foi estabelecido em novembro com base em uma colaboração entre a HKMA e o Banco da Tailândia. Espera-se que o uso de um token apoiado em blockchain acelere a liquidação de moedas entre as duas economias, de US$ 19,6 bilhões em comércio bilateral no ano passado, dando às empresas e bancos taxas de câmbio mais competitivas para o dólar de Hong Kong e o baht tailandês.

O Banco da Tailândia também pesquisou sua própria criptomoeda por meio do Projeto Inthanon, que também inclui bancos como HSBC, Standard Chartered e vários outros bancos tailandeses, como o Kasikorn Bank e o Krungthai Bank.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informaço para você!

Última atualização por Leandro França de Mello - 07/12/2019 - 21:49