Hong Kong divulga análise sobre aspectos técnicos de uma CBDC exclusiva do varejo
A Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA, na sigla em inglês) começou a estudar uma possível moeda digital emitida por banco central (CBDC) de varejo, em junho deste ano. Agora, a reguladora publicou um whitepaper técnico que analisa as possíveis arquiteturas e opções de design que poderiam ser aplicadas à CBDC, caso uma fosse emitida.
O HKMA ainda não decidiu se emitirá a CBDC de varejo, mas começou a pesquisá-la no projeto denominado e-HKD. O whitepaper técnico faz parte dessa pesquisa, e a HKMA deseja iniciar um diálogo por meio do documento, sobre o design apropriado do e-HKD, bem como avaliar seus benefícios e riscos.
De acordo com a HKMA, um modelo de distribuição de duas camadas para uma CBDC de varejo é um bom projeto: a camada de atacado e a camada de varejo. “Apenas intermediários (bancos e PSPs [prestadores de serviços de pagamento]) – que são relativamente mais confiáveis – podem participar da camada de atacado, enquanto a camada de varejo é um sistema aberto, acessível ao público em geral”, disse a HKMA.
Em outras palavras, o HKMA emitiria e resgataria um CBDC de varejo, enquanto os bancos comerciais distribuiriam e fariam a circulação da CBDC.
“O whitepaper marca a primeira etapa de nossa exploração técnica para a e-HKD”, disse Eddie Yue, CEO da HKMA. “O conhecimento adquirido com esta pesquisa, juntamente com a experiência que adquirimos em outros projetos sobre a CBDC, ajudaria a fornecer informações adicionais e deliberações sobre o design técnico do e-HKD.”
Com base em seu projeto técnico proposto, o HKMA identificou várias áreas para discussão posterior, que resumiu em sete declarações de problemas. Isso está garantindo privacidade, interoperabilidade, desempenho e escalabilidade, cibersegurança, compliance, robustez operacional e de resiliência e recursos funcionais habilitados para tecnologia.
A HKMA está buscando feedback e sugestões sobre seu projeto proposto pela academia e pela indústria até 31 de dezembro.
Trabalhando no Projeto LionRock
Além de seu projeto para uma CBDC de varejo, a HKMA também tem trabalhado em um projeto de pesquisa sobre uma CBDC de atacado chamado LionRock desde 2017.
Em 2019, a HKMA e o Banco da Tailândia iniciaram conjuntamente o Projeto InthanonLionRock para estudar o potencial da CBDC de atacado para pagamentos internacionais. O projeto entrou na segunda fase em 2020 e foi posteriormente renomeado para Multiple CBDC Bridge (mBridge), em fevereiro de 2021, quando se juntou ao Banco Central dos Emirados Árabes Unidos e ao Instituto de Moeda Digital do Banco Popular da China (PBoC) .
O Projeto mBridge é agora uma colaboração de quatro bancos centrais e também é apoiado pelo Centro de Inovação do Banco de Compensações Internacionais (BIS) em Hong Kong. O projeto visa melhorar os pagamentos internacionais.