Homem mais rico do mundo acha que Fed deveria cortar juros em 0,25 pp
O Federal Reserve está ganhando um inimigo de peso. Elon Musk, CEO da Tesla, afirma que uma alta de 0,75 ponto percentual ou de 1 pp vai sufocar a economia e causar o cenário de pesadelo da deflação.
O homem mais rico do mundo sugeriu que o banco central americano deveria reduzir os juros em 0,25 pp em sua próxima reunião, marcada para semana que vem.
O comentário foi uma resposta a um usuário do Twitter que perguntou o que o Fed deveria fazer para equilibrar o combate à inflação enquanto tenta evitar uma catástrofe econômica.
Drop 0.25%
— Elon Musk (@elonmusk) September 14, 2022
Tudo começou no dia 9 de setembro, quando Musk se posicionou contra um aumento agressivo por parte do Fed. “Um grande aumento da taxa do Fed corre o risco de deflação”, publicou.
Cathie Wood, do fundo de investimento Ark Investment, respondeu o tweet do bilionário alertando sobre os primeiros sinais de deflação e queda nos preços de commodities. Musk, então, afirmou: “Exatamente, isso não é sutil nem secreto”.
Exactly, this is neither subtle nor secret
— Elon Musk (@elonmusk) September 14, 2022
Aperto agressivo
Em agosto, a inflação subiu 0,1% em agosto e avançou 8,3% no confronto anual – acima das projeções de alta de 8%. Com isso, o mercado espera por um movimento mais agressivo do Fed para controlar a alta nos preços.
Até então, as apostas se dividiam em um reajuste de 0,50 pp e 0,75 pp. Mas após os dados inflacionários, o mercado passou a projetar uma alta de 1 pp nos juros – se confirmado, esse será o maior reajuste nos últimos 40 anos.
A última vez que o Fed fez um movimento tão drástico foi no início dos anos 1980 – outro período marcado por uma inflação altíssima. Na época, a taxa anual girava em torno de 14%.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!