Petróleo

Hoje é dia do petróleo. Confira as 10 ações do setor que mais subiram em 2022

29 set 2022, 16:59 - atualizado em 29 set 2022, 17:33
Instalações da Petrobras
Petróleo foi testado em 2022, mas segue resiliente. (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

Faz ao menos sete anos que não se falava tanto de petróleo quanto tem se falado este ano. À época, o mundo passava por uma crise de sobre-oferta (oil glut) que fez o preço do petróleo dar um mergulho de bico, dos US$ 140/barril para um patamar abaixo dos US$ 30/barril.

Hoje, o petróleo enfrenta novos e velhos dilemas. Além da crescente pressão regulatória dos governos com relação à exploração da matéria-prima, tem se destacado o papel da classe de investidores em mover as companhias a adotarem princípios ESG (governança de negócios baseada em compromissos sociais e ambientais).

Mesmo com a sua morte decretada por alguns, o desempenho sólido do setor é uma contestação frontal às previsões mais ‘apocalípticas’ sobre investimentos na commodity: foram as ações de petróleo que garantiram o setor energético como o único a apresentar retorno positivo em 2022 em Wall Street.

A observação é de Rodrigo Lima, analista de investimentos e editor de conteúdo da corretora Stake: “o S&P Energy Index sobe 32,1% no ano, contra queda de -23,4% do S&P 500 amplo, o mais popular dos índices dos EUA“.

Segundo o analista de investimentos, o bom desempenho das ações vem das restrições de oferta, produzidas pela guerra da Ucrânia e por investimentos insuficientes em aumento de produtividade nos últimos anos.

Por outro lado, o tamanho das empresas de petróleo conferem a elas a capacidade de serem boas pagadoras de dividendos aos seus acionistas, uma característica amplamente procurada em momentos de crise macroeconômica, como a vivenciada hoje.

Confira, agora, o ranking das 10 ações de petroleiras que mais valorizaram em 2022, segundo levantamento da corretora.

10 ações de petroleiras que mais valorizaram em 2022

Companhia Rendimento YTD (até o momento)
Occidental Petroleum (OXY) 103,46%
Devon Energy Corporation (DVN): 71,38%
Marathon Oil Corporation (MRO) 65,37%
APA Corporation (APA): 62,59%
Marathon Petroleum Corporation (MPC) 60,13%
Conocophillips (COP) 52,53%
Exxon Mobil Corporation (XOM) 48,93%
Chevron Corporation (CVX) 41,67%
Hess Corporation (HES) 41,67%
EOG Resources (EOG) 37,20%

Money Times nas ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
jorge.fofano@moneytimes.com.br
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar