História cripto: whitepaper do bitcoin foi lançado treze anos atrás
Ontem (31), a história cripto chegou a mais um marco: o whitepaper do bitcoin (BTC) foi lançado treze anos atrás, em 31 de outubro de 2008.
O e-mail que continha o whitepaper foi enviado após às 15h, no horário de Brasília, para uma lista de e-mails de criptógrafos.
Segundo uma cópia do e-mail mantida pelo Nakamoto Institute, o anônimo criador do bitcoin, Satoshi Nakamoto, escreveu na época: “Tenho trabalhado em um novo sistema de dinheiro eletrônico que é totalmente de ponta a ponta, sem a necessidade de terceiros.”
Em seguida, o criador escreveu:
As propriedades principais: gastos duplos são evitados com uma rede de ponta a ponta. Sem casa da moeda ou outras partes confiáveis. Os participantes podem ser anônimos.
Novas moedas são feitas no estilo hashcash de proof-of-work. Proof-of-work para a geração de novas moedas também alimenta a rede para a prevenção de gastos duplos.
O documento de Nakamoto recebeu sua primeira resposta em 2 de novembro de 2008, de James A. Donald, que escreveu: “Nós precisamos muito, muito de um sistema como esse, mas, do modo como entendi sua proposta, ela não parece atender ao tamanho necessário”.
O bitcoin foi oficialmente lançado em 3 de janeiro de 2009, data em que o primeiro bloco de transações – conhecido como o “bloco gênese” – foi minerado.