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Herança cultural no blockchain: chinesa Tencent entra para o mundo dos NFTs

13 set 2021, 14:36 - atualizado em 13 set 2021, 14:36
De acordo com o site da UNESCO, as Grutas de Mogao são famosas por suas estátuas e pinturas murais de arte budista que datam de mil anos atrás (Imagem: Wikimedia Commons)

Gigantes empresas chinesas de tecnologia entraram para o setor dos tokens não fungíveis (NFTs), mas de forma localizada, onde recursos nativos do mundo cripto são removidos.

Recentemente, a Tencent anunciou ter firmado uma parceria com a Dunhuang Academy para digitalizar as históricas pinturas murais das Grutas de Mogao, patrimônios mundiais e tombados pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), situadas na província chinesa de Gansu.

O projeto indica o primeiro passo da Tencent no mercado de NFTs, em uma tentativa de usar a tecnologia blockchain em uma causa solidária para proteger e promover a herança cultural.

Tencent visa emitir 9.999 NFTs em seu blockchain permissionado Zxinchain, em que cada um dos ativos digitaliza uma pintura das Grutas de Mogao.

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Uma vez ganhos, os NFTs não podem ser transferidos ou revendidos. Tencent quer que a tradição chinesa seja eternizada no blockchain (Imagem: Wikimedia Commons)

Usuários do WeChat, aplicativo de mensagens da Tencent, tiveram a chance de ganhar um NFT ao responderem um breve questionário sobre o local e podem compartilhar o card digital como seu status no ecossistema WeChat.

Para cada emissão, a unidade beneficente da Tencent fará uma doação à Dunhuang Academy. Em entrevista exclusiva ao The Block, a empresa disse que a doação total é de cerca de quatro milhões de yuans (mais de US$ 500 mil).

Fino Feng, líder do projeto Dunhuang na Tencent, disse que, na última sexta-feira (10), cerca de 380 mil pessoas já haviam participado do questionário e todos os NFTs foram emitidos:

Queremos usar a tecnologia blockchain para quebrar barreiras e trazer mais conscientização à proteção de herança cultural. NFTs podem ser esse portador para nossa cultura tradicional e uni-la com as pessoas.

NFTs das Grutas de Mogao.

Tencent não é a primeira empresa a participar da recente febre dos NFTs.

Em junho, AliPay, a unidade de pagamentos do Alibaba (BABA34), também começou a testar esse mercado ao vender NFTs de artes originais criadas pela Dunhuang Fine Art Academy, por meio de seu permissionado Antchain, no aplicativo para celular AliPay.

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Blockchain? Sim! Cripto? Não!

Diferente de uma emissão comum de NFTs em blockchains públicos, Tencent se adaptou ao ambiente regulatório local na China e, basicamente, removeu as principais características cripto.

A emissão de NFTs em redes públicas, como a Ethereum, envolve o uso de ether (ETH) para quem emitir um NFT e para quem quiser comprá-lo ou vendê-lo.

Já que, na China, a conversão de fiduciárias em cripto (“on-ramp”) e vice-versa (“off-ramp”) está suspensa há anos, a Dunhuang Academy não achou que seria viável, em âmbito regulatório, lançar o projeto em uma rede pública.

Além disso, Qin Qing, diretor de produtos no Tencent Blockchain, disse ao The Block que, no momento, a emissão só está acontecendo no mercado a nível primário, ou seja, usuários não poderão negociar esses NFT como o fariam com artes digitais na OpenSea.

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Porém, Qin disse que estão abertos a essa ideia no futuro — quando houver uma regulação mais clara para NFTs na China —, a de liberar o sistema para que parceiros externos criem um mercado onde usuários possam negociar NFTs:

Já que a Tencent emitiu [os NFTs] no mercado primário, não podemos lançar um segundo mercado secundário sozinhos. Mesmo com um mercado secundário, [o sistema] só irá aceitar moedas fiduciárias e, é claro, não iremos encorajar atividades de revenda ou especulativas.

Qin acrescentou que outra diferente importância dos NFTs da Tencent, em comparação a outros projetos nativos a cripto, é que cada usuário do WeChat que ganhar o sorteio do NFT Dunhuang deve verificar suas informações pessoais para obter o card digital.

“[Esse aspecto] é bem diferente dos NFTs em blockchains públicos, onde [usuários] podem manter seu anonimato”, explicou ele.

De forma parecida, AliPay proíbe a negociação dos NFTs vendidos ou leiloados por meio de seu Antchain.

Atualmente, a página de termos de usuários e serviços indica que, após 180 dias, donos de NFTs no Antchain podem doar um NFT a um destinatário que tenha acima de 14 anos de idade, tiver completado a verificação de informações pessoais da AliPay e for amigo do doador na AliPay.

Porém, parece que AliPay não implementou a restrição de 180 dias, pois usuários descobriram formas de negociar os NFTs criados pela Dunhuang Fine Art Academy em junho no Xianyu, o aplicativo do Alibaba para a revenda de produtos.

(Imagem: Xianyu)

Inicialmente, as cotas do Xianyu para um dos NFTs chegou a 1,5 milhão de yuans, o equivalente a US$ 200 mil. Porém, Xianyu desativou tais anúncios e a, agora, a pesquisa pelo termo “NFT” não mostra resultado algum.