BusinessTimes

Hang Seng anuncia mudanças com aumento de componentes para 80

01 mar 2021, 10:13 - atualizado em 01 mar 2021, 10:13
Mercados Ações Hong Kong
A reformulação do índice Hang Seng inclui elevar o número de componentes de 52 para 80 e limitar a ponderação de cada ação a 8% (Imagem: Reuters/Tyrone Siu)

A Hang Seng Indexes Co. planeja aumentar o número de componentes do índice acionário de referência em Hong Kong para 80 empresas e limitar o peso de cada companhia, o que marca a maior mudança no indicador lançado há 51 anos em uma medida para incorporar a nova economia.

A reformulação do índice Hang Seng inclui elevar o número de componentes de 52 para 80 e limitar a ponderação de cada ação a 8%, disse a empresa em comunicado na segunda-feira. A mudança também reduz o prazo desde a listagem para que uma empresa seja incluída no indicador. A implementação das mudanças começa já a partir da revisão do índice em maio e continua até meados de 2022.

O HSI, cujo desempenho em 2020 em relação a outros índices globais foi o mais baixo das últimas décadas, tem reduzido o peso de ações financeiras e imobiliárias nos últimos anos, quando gigantes de tecnologia da China ganham cada vez mais influência.

Em 2019, o setor de tecnologia da informação ultrapassou o financeiro como o maior segmento do índice em valor de mercado, segundo estudo detalhando as alterações propostas para o indicador.

O novo limite de ponderação de 8%, contra um máximo de 10%, será aplicável a todos os componentes e também ao Índice Hang Seng China Enterprises, e entrará em vigor a partir do rebalanceamento do indicador em junho.

O índice de referência limita atualmente as listagens secundárias ou ações com direitos a voto desiguais em 5%.

“Isso deve ajudar a reduzir a volatilidade do HSI”, disse Jingyi Pan, estrategista de mercado da IG Asia, em Cingapura. “Imediatamente, aqueles acima de 8% em termos de ponderação – Tencent, AIA, HSBC – vêm à mente com a pressão de venda esperada com as mudanças.”

O anúncio segue um recorde de compras de operadores da China continental que levou o indicador acionário a ultrapassar 30.000 pontos em janeiro pela primeira vez desde maio de 2019, liderado por pesos-pesados como Tencent e Hong Kong Exchanges & Clearing.