Halving poderá ter efeito mínimo no preço do Bitcoin (BTC)? É o que acha este analista
À espera do halving do Bitcoin (BTC), evento que reduz pela metade a recompensa por bloco minerado de BTC, analistas fazem suas previsões para a criptomoeda, aguardando altas na cotação da cripto.
Para Luiz Haddad, Consultor de Web3 da Sherlock Communications, a cada halving do Bitcoin, há uma expectativa crescente em meio a comunidade cripto quanto a uma forte valorização do ativo, “que acaba trazendo mais recursos para o ecossistema inteiro e proporciona momentos conhecidos como os ‘verões’ cripto – ciclos de grande valorização e fluxo financeiro para projetos de blockchain”.
- Halving do Bitcoin está “na cara do gol”: você já sabe onde investir? Veja 5 criptomoedas recomendadas por especialistas
Apesar da euforia, ao The Block, John Carvalho, CEO da empresa de desenvolvimento de Bitcoin Synonym, aborda a redução de emissão de blocos, afirmando que “algumas pessoas acreditam que isso induz um aumento no preço, mas a oferta geral é minimamente afetada”.
O halving fará com que a recompensa por bloco minerado passe de 6,25 BTC para 3,125 BTC e aumenta a dificuldade de mineração, reduzindo também pela metade os ganhos aos mineradores.
Bitcoin movimenta transações nos EUA e no Brasil
Desde a aprovação dos ETFs (fundos de índice) de Bitcoin à vista pela SEC dos Estados Unidos (EUA), em janeiro deste ano, a criptomoeda valorizou aproximadamente 50%.
No Brasil, a novidade foi o início da negociação dos contratos futuros de BTC, baseados no índice Nasdaq Bitcoin Reference Price (NQBTC).
As negociações começaram nesta quarta-feira (17) e foram negociados 7,4 mil contratos no primeiro dia de operação, além de cerca de 111 mil ordens de compra ou venda em tela.
Às 15h50 desta sexta-feira (19), o BTC apresentava alta de 1,19%, a US$ 64.335,00.