BusinessTimes

Haddad vai vender o peixe do arcabouço fiscal para o empresariado: Veja o que movimenta a sexta-feira (31)

31 mar 2023, 8:35 - atualizado em 31 mar 2023, 8:35
Haddad, Arcabouço Fiscal
Haddad tem uma série de reuniões com representantes do mercado e do setor produtivo marcadas para esta sexta-feira.  (Imagem: Washington Costa/MF)

Ontem, o ministro Fernando Haddad apresentou o novo arcabouço fiscal que substituirá o atual teto de gastos. Agora que ele já conquistou o aval do Planalto, faltam os do Congresso e do empresariado.

Haddad tem uma série de reuniões com representantes do mercado e do setor produtivo marcadas para esta sexta-feira. E não é preciso de bola de cristal para saber que o tema arcabouço fiscal estará na pauta. Além de ser o assunto do momento, o ministro também apontou em sua apresentação que o governo quer recompor a taxação de “setores mais abastados”, além de setores que não são atualmente tributados.

Entre as reuniões estão Mário Leão, presidente do Santander Brasil; Carlos André, presidente da Anbima; Max Xavier, presidente da Enel; Josué Gomes da Silva, presidente da Fiesp; José Márcio Camargo, economista-chefe da Genial Investimentos; e Rodrigo Luna, presidente do Secovi-SP.

Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue despachando do Palácio da Alvorada, sua residência oficial, enquanto se recupera de uma pneumonia. Ontem, Lula fez suas primeiras aparições públicas desde o diagnóstico na semana passada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Confira a agenda de Lula desta sexta-feira (31)

Horário Programação Local
09h Reunião com o Ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo, e Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha Palácio da Alvorada
10h30 Reunião com o Advogado-Geral da União, Jorge Messias Palácio da Alvorada
15h Reunião com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa Palácio da Alvorada

Economia

Para encerrar a semana, será divulgado o Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE), o indicador inflacionário preferido do Federal Reserve. Na semana passada, o banco central americano elevou a taxa de juros em 0,25 ponto percentual justificando que a inflação ainda estava muito alta.

Confira a agenda econômica desta sexta-feira (31)

Horário País Indicador
05h30 Reino Unido PIB 4T22
06h Zona do Euro Índice de preços ao consumidor (março)
06h Zona do Euro Taxa de desemprego
08h México Taxa de desemprego
09h Brasil Taxa de desemprego/Pnad Contínua
09h30 EUA PCE (fevereiro)