Agenda do Dia

Haddad tenta convencer Lula a manter meta de déficit zero; confira a agenda desta segunda (06)

06 nov 2023, 7:48 - atualizado em 06 nov 2023, 7:48
Lula Haddad Meta Fiscal agenda
Agenda: Lula e Haddad se reuniram na sexta-feira para falar de meta fiscal; ministro da Fazenda ainda tenta convencer presidente de zerar o déficit em 2024. (Imagem: Adriano Machado/Reuters)

Apesar do feriado de Finados, o ministro Fernando Haddad se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tentarem chegar a um acordo sobre a meta do arcabouço fiscal de zerar o déficit público em 2024. O ministro ainda tenta convencer Lula a manter a meta.

No entanto, só a equipe econômica parece estar do lado de Haddad. Durante uma reunião com outros ministros mais cedo na sexta sobre infraestrutura, Lula teria voltado a criticar a meta – sinalizando que a sua decisão talvez já tenha sido tomada.

“Para quem está na Fazenda, dinheiro bom é dinheiro no Tesouro. Para quem está na Presidência, dinheiro bom é dinheiro investido em obras”, teria dito o presidente, segundo informações do Broadcast.

Agora de manhã, Haddad participa de um evento do BTG Pactual, mas deve se esquivar de perguntas sobre o fiscal. Vale lembrar que na semana passada, durante uma coletiva de imprensa tensa, ele evitou falar que a meta tinha caído.

Confira a agenda do presidente Lula desta segunda-feira (06)

Horário Programação Local
09h Ministro da Educação, Camilo Santana Palácio do Planalto
10h Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira Palácio do Planalto
11h30 CEO Global da Nissan Motor Corporation, Makoto Uchida Palácio do Planalto
15h Presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana Palácio do Planalto
16h Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet Palácio do Planalto

Economia

A semana começa com a agenda cheia, mas um tanto esvaziada para o Brasil. O destaque fica com o Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, que traz a avaliação do mercado após a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Na semana passada, a autoridade monetária optou por reduzir a Selic em 0,50 ponto percentual, como já previsto. Desta forma, a taxa básica de juros passou de 12,75% para 12,25%.

As atenções estão voltadas mesmo é para a ata do Copom, que será divulgada amanhã cedo. Nela, o BC pode aproveitar para ser um pouco mais enfático em relação à responsabilidade fiscal.

Além disso, tem PMI Composto e de Serviços por aqui e em países da Europa.

Confira a agenda econômica desta segunda-feira (06)

Horário País Indicador
05h55 Alemanha PMI Composto e de Serviços (Outubro)
06h00 Zona do Euro PMI Composto e de Serviços (Outubro)
06h30 Reino Unido PMI de Construção (Outubro)
06h30 Zona do Euro Índice Sentix Confiança do Investidor (Novembro)
08h25 Brasil Relatório Focus
08h30 Brasil Estatísticas do Setor Externo (Setembro)
10h00 Brasil PMI Composto e de Serviços (Outubro)
12h00 EUA Índice de Tendência de Emprego (Outubro)

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar