Haddad pode ter meta fiscal de 2025 afrouxada; veja o que está em discussão
O ministro da Fazenda Fernando Haddad e equipe vêm perseguindo a meta de zerar o déficit fiscal em 2024 e atingir superávit de 0,5% em 2025. No entanto, isso pode ser revisto.
Segundo informou uma fonte do governo à Reuters, o governo deve reduzir a meta para o próximo ano, mantendo provavelmente o objetivo de superávit. Conforme informações da Folha de S.Paulo, a ideia é fixar uma meta de 0% a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB).
- [Macro Summit Brasil 2024] Evento online do Market Makers em parceria com o Money Times traz Luis Stuhlberger, Daniel Goldberg e outros grandes nomes do mercado; retire seu ingresso gratuito
Vale lembrar que, em fevereiro, o Governo Central registrou déficit de R$ 58,4 bilhões — o pior saldo para o mês da série histórica iniciada em 1997. Os resultados vêm preocupando o mercado, que não confia que a equipe econômica será capaz de conquistar o tão sonhado déficit zero este ano.
No fim de março, Haddad já havia dito, em entrevista à CNN, que o governo poderia enviar para o Congresso uma proposta de mudança para a meta do acarbouço fiscal de 2025, abaixo da meta de superávit de 0,5% do PIB.
A meta fiscal de 2025 precisa estar definida até a próxima segunda-feira (15), quando expira o prazo para o governo encaminhar ao Congresso o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano.
Meta fiscal: O que está sendo discutido?
Está prevista para o fim da tarde desta segunda-feira (8) reunião da Junta de Execução Orçamentária para debater o tema. O grupo é formado pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento), Rui Costa (Casa Civil) e Esther Dweck (Gestão).
De acordo com fonte ouvida pela Reuters, pode ser que a decisão sobre a meta não seja tomada hoje e outros encontros de ministros ocorram durante a semana.
- [O Brasil está no rumo certo?] É o que alguns dos maiores economistas e investidores do Brasil vão debater em um evento 100% online e gratuito; clique aqui para assistir
Mais cedo nesta segunda, o secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan, participou do evento Rumos 2024, onde afirmou que a LDO de 2025 deve ser enviada “sem novidades na condução da política econômica”.
“A gente vai definir essa semana qual a trajetória da dívida, a meta para os próximos anos… Vai ser discutido pelo ministro Fernando Haddad e com os demais ministros entre amanhã e quarta-feira para que na semana que vem a gente divulgue”, acrescentou.
* Com informações da Reuters