Economia

Haddad pede parcimônia na revisão do PIB; ‘dados estão vindo muito consistentes’

18 jul 2024, 12:23 - atualizado em 18 jul 2024, 16:07
fernando haddad pib
Haddad pede parcimônia na revisão do PIB (Imagem: Flickr/Ministério da Fazenda/Diogo Zacarias)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pediu parcimônia à Secretaria de Política Econômica (SPE) na revisão das projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O boletim marco fiscal será divulgado na tarde desta quinta-feira (18).

“Nós estamos recebendo informações e dados que sustentariam uma reprojeção [do PIB], mas eu pedi cautela para avaliar bem se essa reprojeção deve ser feita e quando deve ser feita”, disse em entrevista a jornalistas após reunião da Junta de Execução Orçamentária (JEO).

A preocupação é em relação à resiliência da economia frente a fatores negativos, como as enchentes no Rio Grande do Sul.

A última estimativa, feita em maio, aponta para um crescimento de 2,5% do país este ano.

O ministro ressaltou, no entanto, que os dados da economia estão “muito consistentes e com baixa pressão nos preços” — “o que é ótimo; um princípio de inflação controlada”, avaliou.

Haddad disse ainda que parte das medidas de revisão de benefícios sociais e previdenciários para cumprimento do arcabouço fiscal poderá ser incluída no relatório do senador Jaques Wagner (PT-BA) sobre a desoneração da folha salarial, acrescentando que o presidente Lula autorizou a adoção de medidas adicionais até agosto.

*Com informações da Reuters

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar