Haddad ou Meirelles? O que realmente importa para o futuro Ministério da Fazenda, segundo gestor
Seja um nome político a ocupar o ministério da Economia (que possivelmente será renomeado para ministério da Fazenda), como Fernando Haddad, seja um nome “técnico” sonhado pelos mercados, como Henrique Meirelles, investidores devem ficar de olho nas indicações da equipe econômica, destaca o gestor da Tenax Capital, Alexandre Silvério, durante a live semanal comandada por Thiago Salomão, do Market Maker, e que contou com a participação do Money Times.
“Meu cenário-base é um político no ministério da Fazenda. Haddad é o provável. Só que mais importante do que o nome em si, é a equipe do segundo escalão”, afirmou.
Para ele, independentemente de quem será o ministro, fato é que o novo governo Lula será mais “gastão”, o que vai manter os juros mais alto por mais tempo”.
“Também teremos um aumento de carga tributária, é inevitável. Por outro lado, o PIB pode surpreender”, coloca.
Congresso deve colocar freio em PEC do governo
Silvério concorda com parte do mercado de que a PEC da Transição como está pode passar por modificações.
“Não acredito que a Câmara vai aprovar a PEC enviada. É muito pouco provável que a legislatura atual dê um waiver tão expressivo por tanto tempo para o próximo governo. Esperamos um waiver menor e por um prazo menor”, discorre.
Na avaliação da equipe de análise política da XP Investimentos, por exemplo, a tendência é que o Congresso é construa uma versão muito mais enxuta em comparação ao texto apresentado.
Para a Guide Investimentos, o Congresso está “disposto” a aprovar a medida anunciada pela equipe do presidente eleito Lula.
“Contudo, para isto é provável que o teor da PEC seja alterado. Por exemplo, incluindo alguma limitação nos valores gastos e muito provavelmente um prazo para que estas medidas perdessem efeito, por exemplo, um prazo de apenas quatro anos (próximo mandato presidencial)”, afirma o relatório, assinado pelo analista Gabriel Araújo Garcia.
A live do Market Makers ocorre todas as sextas-feiras, na página do seu Instagram.
Veja a live na íntegra:
Siga o Money Times no Facebook!
Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!