Agenda do Dia

Haddad manda recado para Banco Central antes do Copom; confira a agenda desta quarta (20)

20 mar 2024, 8:35 - atualizado em 20 mar 2024, 8:35
agenda haddad campos neto banco central selic copom
Agenda: Haddad dá leve aceno para Banco Central na véspera de novo corte de 0,50 pp na Selic e com Campos Neto na mira de Lula novamente. (Imagem: Agência Senado)

Hoje acontece a tão esperada reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e o Fernando Haddad já mandou um recado para o Banco Central. O ministro disse que a autoridade monetária precisa “olhar para as necessidades do país”.

“Um Banco Central que olhe para as necessidades e crescimentos do país, enquanto cumpre a sua função institucional de controlar a inflação, que como já foi dito, depois de anos volta para dentro da banda da meta”, afirmou durante um evento na terça-feira.

  • A “farra” da renda fixa está no fim? Analista comenta as perspectivas para essa classe de ativos depois da reunião do Copom. Confira na edição especial do Giro do Mercado, no dia 21 de março, às 12h. Inscreva-se AQUI para a transmissão gratuita.

Em sua fala, Haddad elencava as providências que devem ser tomadas para o desenvolvimento do Brasil e o destaque para o Banco Central não passou despercebido. Primeiro, porque era véspera da Super Quarta. E segundo porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a alfinetar Roberto Campos Neto.

Na semana passada, ele disse que Campos Neto, o qual se refere como “esse cidadão”, está contribuindo para o atraso econômico do país. Segundo Lula, a sociedade brasileira tem uma expectativa muito grande e que o presidente da autoridade monetária deveria ser mais “rápido”.

“Não tem nenhuma explicação o juro da taxa Selic estar a 11,25%. Não existe nenhuma explicação econômica, inflacionária. Não existe nada a não ser a teimosia do presidente do Banco Central em manter essa taxa de juros”, afirmou, em entrevista ao SBT.

Com ou sem indiretas do governo, a expectativa é de um novo corte de 0,50 ponto percentual — o sexto consecutivo, que, se confirmado, vai levar a Selic de 11,25% para 10,75%.

Esse corte já estava precificado pelo mercado e já tinha sido inclusive adiantado pelo Banco Central. No entanto, o que está em jogo é se o ritmo do afrouxamento monetário continua o mesmo.

A autoridade monetária já tinha alertado que a inflação de serviços estava elevada. Agora, os preços dos alimentos também começaram a subir e as projeções para o Índice de Preços ao Consumidor Amplos (IPCA) voltaram a subir no Relatório Focus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda do presidente Lula desta quarta-feira (20)

Horário Programação Local
09h Ministro da Casa Civil, Rui Costa, Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck Palácio do Planalto
11h Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro Palácio do Planalto
15h Reunião com representantes da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira Palácio do Planalto

Economia

Chegou o grande dia! A agenda está cheia, mas a atenção do mercado está para as reuniões do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) — seguida do discurso de Jerome Powell — e Copom.

A expectativa é de que o Federal Reserve mantenha a taxa de juros no atual patamar de 5,25% e 5,50% e sinalize um futuro afrouxamento monetário a partir de junho. Os investidores também querem saber se o Fed vai manter os planos de três cortes nos juros ao longo do ano ou se pode ser mais cauteloso.

Confira a agenda econômica desta quarta-feira (20)

Horário País Indicador
Japão Feriado
Brasil 2º dia – Copom
—  EUA 2º dia – Fomc
04h00 Reino Unido CPI (Fevereiro)
04h00 Reino Unido PPI (Fevereiro)
07h00 Zona do Euro Produção do Setor de Construção (Janeiro)
08h00 EUA Índice do Mercado Hipotecário (Semanal)
08h00 Brasil ICOMEX (Fevereiro)
11h30 EUA Relatório de Estoques de Petróleo da EIA (Semanal)
12h00 Zona do Euro Índice de Confiança do Consumidor (Março)
15h00 EUA Decisão da Taxa de Juros Selic do Fomc
15h30 EUA Coletiva de Jerome Powell
16h00 Argentina PIB (4T23)
18h00 Brasil Decisão da Taxa de Juros Selic
20h50 Japão Balança Comercial (Fevereiro)
21h30 Japão PMI do Setor de Serviços e Industrial (Fevereiro)