Agenda do Dia

Haddad está negociando fim do mandato de Campos Neto; confira a agenda desta quarta (03)

03 abr 2024, 8:53 - atualizado em 03 abr 2024, 8:54
agenda haddad campos neto banco central
Agenda: Haddad reforça que tem boa relação com Campos Neto e que processo de transição da presidência do Banco Central deve ser tranquilo. (Imagem: Agência Senado)

O ministro Fernando Haddad disse que o processo de escolha do futuro presidente do Banco Central será tranquilo e fruto de diálogo. Roberto Campos Neto deixa a liderança da autarquia em 31 de dezembro deste ano.

Durante evento do Bradesco BBI, Haddad destacou que vem conversando com Campos Neto sobre o tema e que a autonomia do Banco Central foi um duro teste para o atual governo.

“Tenho ótima relação com o presidente do Banco Central, isso independe das nossas ideias. Nós procuramos institucionalizar a relação da Fazenda com o Banco Central. Isso foi bem feito… Já estou conversando com o Roberto Campos muito tranquilamente sobre essa questão [da sucessão na Presidência do BC]“, disse.

Além do futuro presidente, também está nas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a indicação de mais dois diretores — de Regulação e de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta.

O ministro acredita que esse vai ser um processo tranquilo. “Ele [Lula] vai ouvir as pessoas, vai ouvir a Fazenda, nós vamos ouvir o Banco Central sobre como fazer essa transição”, afirmou.

As informações são de que Campos Neto quer adiantar a decisão e divulgação do nome do seu sucessor para se preparar para o processo de transição.

Entre os nomes de possível sucessores está o de Gabriel Galípolo, atual diretor de Política Monetária e primeira indicação do governo Lula para a autarquia.

No entanto, também entrou para o páreo o economista Marcelo Kayath. Ele foi diretor do Credit Suisse e é amigo de Haddad. Também aparece nas conversas de bastidores o nome de Paulo Picchetti, diretor de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos do BC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda do presidente Lula desta quarta-feira (03)

Horário Programação Local
09h Partida para Brasília Aeroporto Santos Dumont – Rio de Janeiro
10h25 Chegada a Brasília Base Aérea de Brasília
15h Cerimônia de Assinatura dos Contratos de Concessão decorrentes do Leilão de Transmissão nº 2/2023 Palácio do Planalto
16h Encontro com lideranças da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares – CONTAG Palácio do Planalto
19h 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB – Brasília

Economia

O mercado aguarda receoso mais um discurso de Jerome Powell. O presidente do Federal Reserve tem um evento na Universidade de Stanford, às 13h10. Além disso, os investidores estão com olhos e ouvidos em Roberto Campos Neto. O presidente do Banco Central faz uma palestra em evento do Bradesco BBI agora de manhã.

Já na agenda de indicadores, destaque para a inflação da zona do euro, reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e dados produção industrial aqui no Brasil.

Confira a agenda econômica desta quarta-feira (03)

Horário País Indicador
05h30 Hong Kong Vendas no Varejo (Fevereiro)
06h00 Zona do Euro CPI (Março)
06h15 EUA Reunião da OPEP
08h00 EUA Índice do Mercado Hipotecário (Semanal)
09h00 Brasil Produção Industrial (Fevereiro)
09h15 EUA Variação de Empregos Privados ADP (Março)
10h00 Brasil PMI do Setor de Serviços e Composto (Março)
10h45 EUA PMI do Setor de Serviços e Composto (Março)
11h30 EUA Relatório de Estoques de Petróleo da EIA (Semanal)