Política

Haddad e Tebet falam sobre reforma tributária em evento; ‘Bala de prata do governo’

28 mar 2023, 20:35 - atualizado em 28 mar 2023, 20:35
Simone Tebet, Haddad
Haddad e Tebet falam em Marcha em Defesa dos Munícipios (Imagem: REUTERS/Carla Carniel)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta terça-feira (28) que o país tem condições de levar ao Congresso Nacional uma proposta “quase consensual” de reforma tributária.

A declaração de Haddad ocorreu na 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, da Confederação Nacional dos Municípios, que contou também com a participação da ministra Simone Tebet (MDB), do Planejamento e Orçamento.

“Os que dedicaram os últimos anos quase que exclusivamente a esse tema estão aqui. Mas não estão aqui disputando paternidade, estão aqui se reunindo em torno de um texto que seja, se não consensual, quase consensual para levar ao plenário das duas casas a solução de um problema dramático da vida econômica do Brasil”, afirmou Haddad.

Prefeito de São Paulo entre 2013 e 2016, ele pediu aos prefeitos presentes “desprendimento” ao considerar a proposta de reforma tributária, ressaltando que, caso aprovada, o texto seria favorável a todos e representaria uma melhora na qualidade da gestão da economia.

Haddad ainda minimizou as preocupações de que a reforma pode resultar em perda de arrecadação do tributo municipal Imposto Sobre Serviços (ISS).

Tebet, por sua vez, afirmou que a reforma tributária é a única “bala de prata” do governo, e que o país tem apenas uma janela para garantir sua aprovação.

De acordo com a ministra, a equipe econômica vai anunciar um arcabouço fiscal equilibrado, que contribuirá para a redução dos juros.