Mercados

Haddad e empregos são foco do Ibovespa (IBOV) nesta sexta (5); índice dispara

05 maio 2023, 10:13 - atualizado em 05 maio 2023, 10:13
B3-Ibovespa-Mercados-Ações
O Ibovespa busca fôlego nesta sexta (5), com atenção às falas de Haddad e aos dados de emprego (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa (IBOV) busca fôlego nesta sexta-feira (5), depois de operar com forte volatilidade durante todo o pregão da véspera e fechar em alta de 0,37%.

Por volta das 10h10, o índice acionário à vista subia 1,22%, aos 103.420 pontos. No mesmo horário, os índices acionários futuros em Nova York operavam em alta.

Depois de digerir os dados sobre juros divulgados nesta semana, os investidores seguem recalculando as rotas, atentos aos pronunciamentos sobre a Selic. Enquanto isso, o mercado digere o calendário corporativo, e os dados de emprego mais recente dos Estados Unidos.

Os brasileiros digerem os resultados de pesos-pesados da bolsa brasileira, como Bradesco (BBDC4), e de “queridinhas” entre os investidores, como a Via (VIIA3), que divulgaram seus balanços.

O ministro Fernando Haddad também se pronunciou e fez críticas à atual taxa de juros. Nesta semana, o Banco Central optou por manter a Selic em 13,75% ao ano, apesar da pressão do governo para baixar.

“Hoje, vi críticas à decisão do Copom no jornal Valor Econômico e minha opinião é que já poderíamos começar a recalibrar a política de juros”, disse o ministro em entrevista para a rádio CBN.

Enquanto isso, o Payroll divulgou nesta sexta a criação de 253 mil vagas de emprego nos EUA em abril. Por lá, a crise nos bancos regionais dos EUA e seu impacto na economia ainda são as principais preocupações do mercado.