Haddad diz que PIB brasileiro deve superar 2,8% no ano e aumentar receitas de 2025
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o Produto Interno Bruto (PIB) deve superar 2,8% em 2024. A avaliação foi feita nesta terça-feira (3), após a divulgação dos números da atividade econômica brasileira no segundo trimestre de 2024.
O PIB cresceu 1,4% na comparação com os três meses anteriores. Na base anual, a economia subiu 3,3%.
Segundo Haddad, com o resultado acima do esperado, a Secretaria de Política Econômica (SPE) deve revisar as projeções para o ano. Apesar de falar de um crescimento de 2,8%, ele mencionou que há instituições que esperam um PIB superior a 3%.
As estimativas são superiores às dos economistas consultados pelo Banco Central no Boletim Focus mais recente, que apontam para uma alta de 2,46% este ano.
- Veja também: economista comenta o resultado do PIB do segundo trimestre. Acompanhe ao vivo às 12h no Giro do Mercado
O ministro destacou que a indústria “voltou forte” e a formação bruta de capital líquido veio acima das projeções, o que significa mais investimentos. “Temos que olhar para o investimento, porque é ele que vai garantir crescimento com baixa inflação“, afirmou.
Haddad ainda ressaltou que, se a evolução do PIB continuar forte, pode ensejar uma reestimativa das receitas para o ano de 2025.
“A peça orçamentária está fechada com o que foi feito em julho, mas, de julho para cá, o PIB evoluiu mais do que nós imaginávamos. Nós fechamos o orçamento com um PIB estimado de 2,5% e qualquer coisa para além disso vai se refletir em um aumento de receitas provenientes do crescimento orgânico da economia”, disse.