Davos

Haddad chega a Davos ao lado de Marina com foco em agendas econômica e ‘verde’

16 jan 2023, 7:35 - atualizado em 16 jan 2023, 7:32
Haddad
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa do Fórum Econômico Mundial, em Davos, com a missão de reforçar agenda econômica e pauta da sustentabilidade  (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desembarca nesta semana em Davos para participar do Fórum Econômico Mundial. Ele chega aos alpes suíços na companhia da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva

Trata-se de um claro sinal para reinserir o Brasil na cena internacional, com a agenda econômica caminhando lado a lado com a “pauta verde”. Ou seja, Haddad e Marina têm a missão de levar à cúpula financeira global o plano do país para o desenvolvimento sustentável. 

Mais que isso, ambos devem mostrar que o governo Lula segue funcionando mesmo após os atos antidemocráticos em Brasília no último dia 8. Assim, ambos pretendem sinalizar que o Brasil está preparado para reassumir o papel de um importante ator internacional.

Haddad deve mostrar que está concentrado na recuperação fiscal, através de medidas econômicas e da reforma tributária. Já Marina deve enviar fortes sinais sobre as mudanças climáticas e a Amazônia.  Dessa forma, ambos pretendem passar a mensagem de que reformas e sustentabilidade estão associadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda de Haddad em Davos

A previsão era de que a delegação brasileira deixasse o Brasil no domingo (15), chegando a Davos nesta segunda-feira (16). Porém, antes de embarcar, Haddad estava previsto para participar de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto na manhã (9h30) de hoje. 

Já na terça-feira (17), na Suíça, o ministro cumpre uma intensa agenda de encontros bilaterais. A começar pelo presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ex-presidente do Banco Central brasileiro, Ilan Goldfajn 

Os encontros prosseguem ao longo da quarta-feira (18). Ainda nesse dia, Haddad concede uma entrevista coletiva à imprensa junto com a ministra. Na quinta-feira (19), ambos desembarcam de volta ao Brasil.