Haddad, Campos Neto e Tebet frente a frente já tem data marcada; confira
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD), confirmou nesta terça-feira (4) a data para a sessão de debate temático “Juros, inflação e crescimento”. Segundo ele, o evento vai acontecer no dia 27 de abril, às 10h.
Entre os convidados para o debate, estão o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Além deles, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), também foi convidada.
O requerimento para o evento é de autoria do próprio Pacheco. No pedido, ele afirma que “ao mesmo tempo em que não é viável o aumento descontrolado de preços também não é desejado o sufocamento da economia no curto prazo”.
Haddad diz que diálogo com BC está em curso
Mais cedo, Haddad afirmou que mantém um diálogo em curso com o BC em meio ao “cenário desafiador” vivido por conta da autonomia da autarquia monetária.
“É a primeira vez que o ministro da Fazenda se depara com uma situação nova, em que ele tem que construir uma relação de confiança e de parceria para concorrer para os mesmos objetivos”, disse o ministro em participação online em evento realizado pelo Bradesco BBI.
De acordo com o Haddad, estão sendo criadas as “condições para que essa harmonia se estabeleça, de uma vez por todas”, entre a Fazenda e o BC, e que o mercado de capitais “volte às boas”.
Desde que tomou posse, em janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e membros do governo têm criticado o presidente do BC, Roberto Campos Neto, pelo atual patamar da taxa básica de juros, a Selic, e pela atuação do Comitê de Política Monetária (Copom) da autarquia.
*Com informações de Agência Senado e Reuters