Haddad cai e rejeição a Bolsonaro chega a recorde de 59%
A mais recente pesquisa eleitoral da XP Investimentos, divulgada hoje (24) mostra uma queda de dois pontos percentuais do petista Fernando Haddad, identificado como “apoiado por Lula”, além de um aumento na rejeição do candidato do PSL, Jair Bolsonaro. Haddad foi de 15% a 13% nas intenções de voto.
A taxa de rejeição de Bolsonaro subiu, chegando ao recorde de 59%. A primeira pesquisa da Ipespe, feita na metade de maio, colocava o candidato do PSL com uma rejeição de 47%.
Já no cenário onde Lula é considerado elegível depois das 16 contestações à sua candidatura no TSE, o ex-presidente teve um crescimento dentro da margem de erro: no cenário espontâneo, o petista subiu de 15% a 18% na intenção de voto.
A pesquisa também questionou se os eleitores achavam que Lula deveria de fato ser inelegível. 48% disseram que ele deveria ser proibido de concorrer à presidência, enquanto outros 46% acreditavam que ele devia ser elegível. Considerando a margem de erro, esse é um empate técnico.
O gráfico abaixo mostra as intenções de voto se a eleição fosse hoje, sendo que, nesse cenário, o candidato do PT é Fernando Haddad, com o apoio de Lula.
Veja a íntegra da pesquisa: