Haddad anuncia nova política cambial para ‘fugir’ do dólar sem artificialismos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta terça-feira (2), em entrevista ao jornal O Globo, uma mudança na política cambial.
Segundo Haddad, a ideia é implementar um “projeto para diminuir a volatilidade do dólar, um instrumento do Tesouro para atrair investimentos externos, uma espécie de hedge cambial”. O ministro ressaltou que não haverá nenhum mecanismo artificial para evitar a oscilação da moeda.
De acordo com Haddad, o mecanismo está sendo estudado pelo secretário de Tesouro Nacional, Rogério Ceron, e o diretor do Banco Central, Gabriel Galípolo.
- AS MELHORES AÇÕES PARA BUSCAR DIVIDENDOS EM JANEIRO: Analista Ruy Hungria revela as melhores oportunidades para começar 2024 com dinheiro no bolso, assista ao Giro do Mercado e saiba quais são:
“Há a obrigação por lei de regulamentar a Reforma Tributária, que são 71 assuntos que podem constar até na mesma lei complementar. Também precisamos monitorar as medidas para cumprir o arcabouço fiscal e queremos implementar um projeto para diminuir a volatilidade do dólar, um instrumento do Tesouro para atrair investimentos externos, uma espécie de hedge cambial, associado a projetos de transformação ecológica”, comentou.
Ainda durante o bate-papo com o jornalista Álvaro Gribel, Haddad informou que a reforma do Imposto de Renda ficará apenas para 2025.
“O desafio de aprovar em 2024 a reforma do IR é que, como temos eleições municipais, há um problema de janela, que vai ter que ser avaliado pela política”, explicou.