CryptoTimes

Hacker de Optimism envia 1 milhão de tokens OP para carteira de fundador da Ethereum

09 jun 2022, 8:52 - atualizado em 09 jun 2022, 8:52
Optimism
Os tokens roubados de Optimism e enviados à carteira de Buterin estão avaliados em US$ 874 mil. (Imagem: YouTube/Business Insider)

Optimism (OP), uma solução de escalabilidade da Ethereum (ETH), disse, na tarde da última quarta-feira (8), que um hacker interferiu em um processo de recuperação de token envolvendo o formador de mercado Wintermute, resultando na perda de 20 milhões de tokens de governança OP.

O token OP foi lançado no final de maio como parte de um plano de Optimism para descentralizar o modo como o protocolo é governado. Uma distribuição de tokens foi feita no dia 31 de maio, e uma parcela do total de tokens havia sido separada para apoiar terceiros.

Com isso, Optimism Foundation havia destinado 20 milhões de tokens OP para Wintermute, como parte do Fundo de Parceiros da Fundação.

No entanto, os acontecimentos não saíram como esperado, quando Wintermute erroneamente forneceu um endereço de múltiplas assinaturas da Ethereum que ainda não havia sido implantado em Optimism.

Em uma publicação, o CEO de Wintermute, Evgeny Gaevoy, disse que o endereço de múltiplas assinaturas era de um cofre da Gnosis.

O erro permitiu que o hacker tomasse o endereço que ainda não havia sido implantado em Optimism, desviando todos os fundos.

“Queremos deixar algo claro — o erro inicial é 100% culpa de Wintermute e, por isso, iremos comprar OP cada vez que o hacker vender os tokens, para completar o protocolo eventualmente (iniciamos a compra do primeiro milhão de tokens OP na última terça-feira)”, escreveu Gaevoy.

“Compreendemos que isso poderá gerar volatilidade no preço do token e faremos o nosso melhor para amenizar os efeitos”, acrescentou.

Hacker de Optimism envia tokens para Vitalik Buterin

O hacker de Optimism enviou um milhão dos tokens OP que estavam destinados a Wintermute para o endereço da carteira do cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, segundo PeckShield.

Dados do site Etherscan mostram que a transferência foi feita ontem às 21h26min, no horário de Brasília, com o hacker enviando os tokens, avaliados em US$ 874 mil.

Ainda não está claro por que o hacker enviou tokens para a carteira de Buterin após ter vendido uma grande quantidade deles.

Um elemento possível é que o token de Optimism é altamente ilíquido em corretoras descentralizadas (DEXs), visto que há pouquíssima liquidez restante e, portanto, não por ser vendido por um alto valor no momento.

O hacker também delegou direitos de votação dos tokens ao pesquisador de segurança da Ethereum Foundation, Yoav Weiss. Anteriormente, Buterin também delegou os 1.746 tokens OP que recebeu da distribuição de Optimism para Weiss.

O pesquisador de segurança da Ethereum afirmou, em um tuíte, não ser o hacker, mas sugeriu que este pode ser um hacker do bem (“white hat hacker”, em inglês).

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Crypto Times no Telegram. Você acessa as notícias do mundo cripto em tempo real e ainda pode participar das discussões da comunidade. Entre agora para o grupo do Crypto Times no Telegram!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar