CryptoTimes

Há como prever o auge de preço do bitcoin neste ciclo de alta com base nos halvings da rede?

05 fev 2021, 15:51 - atualizado em 05 fev 2021, 15:51
O bitcoin está em meio a um forte ciclo de alta, então Rekt Capital explica quando esse ciclo pode atingir seu auge (Imagem: Crypto Times)

Geralmente, ouvimos onde o bitcoin pode atingir o auge neste ciclo de alta (ou “bull market”), mas raramente falam sobre quando isso pode acontecer.

Para apresentar uma hipótese de quando isso pode acontecer, é importante analisar a função curiosa do tempo no contexto de cada um dos “halvings” do bitcoin.

Halving” é o termo dado à redução pela metade na recompensa por bloco dada a mineradores, usuários que garantem a segurança da rede ao aplicar poder computacional para obter o direito de transmitir um bloco de transações ao blockchain.

Essa redução acontece a cada quatro anos e, atualmente, a recompensa por bloco é de 6,25 BTC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O primeiro halving da rede Bitcoin

Quantos dias o bitcoin ficou em baixa antes de seu primeiro halving? 378 dias.

Quantos dias o bitcoin ficou em alta após seu primeiro halving? 364 dias.

O segundo halving da rede Bitcoin

A função curiosa do tempo, antes e após o primeiro halving, também é evidente no contexto do segundo halving.

Quantos dias o bitcoin ficou em baixa antes de seu segundo halving? 546 dias.

Quantos dias o bitcoin ficou em alta após seu segundo halving? 518 dias.

Com base no primeiro e no segundo halving, podemos dizer que leva aproximadamente o mesmo período de tempo para que o bitcoin caia antes do halving e suba após o halving

O terceiro halving da rede Bitcoin

E se essa função curiosa do tempo continuar no contexto do terceiro halving do bitcoin?

Então, se o bitcoin leva 511 dias após o halving para atingir seu auge… Significa que, provavelmente, o bitcoin suba no início do quarto trimestre de 2021 — mais especificamente, em outubro.

O bitcoin irá atingir seu auge no quarto trimestre?

A Teoria do Ciclo de Quatro Anos do Bitcoin parece apoiar essa ideia:

O ciclo de quatro anos sugere que o bitcoin irá passar por um crescimento exponencial em 2021 (vela 1) e atingir seu auge antes do fim deste ano.

Afinal, cada vela (“candle”) 1 possui uma pequena chama (“wick”) de alta, demonstrando que o preço termina abaixo do auge.

Embora, historicamente, tendências de preço recorrente possuam mais peso sobre tais observações temporais — essa função curioso do tempo, no contexto dos halvings do Bitcoin, não deve ser subestimado.

Se essa teoria estiver correta, o bitcoin tem muito espaço para crescer exponencialmente (com correções ao longo do caminho) antes de atingir seu auge próximo a outubro.