Gustavo Franco: Libra é um tipo diferente de criptomoeda
No último domingo, Gustavo Franco, ex-presidente do Banco central e um dos pais do Plano Real, em sua coluna dominical no O Globo, falou sobre suas impressões a respeito do Projeto Libra, do Bitcoin e das criptomoedas em geral.
Para Franco, que até então evitava dar opiniões públicas a respeito desse novo tipo de ativo, as criptomoedas são um tipo de inovação que outrora eram vendidos como “meio de pagamento”, atualmente são vendidas como “tecnologia de pagamento”, segundo Franco. O que já torna sua adaptação às regras e ao convívio financeiro com as demais instituições financeiras mais próximo da realidade.
Seguindo nessa linha de raciocínio, Franco, enxerga na iniciativa do Facebook com a Libra um evento a se prestar atenção, pois este mescla a inovação das criptomoedas, o Blockchain e à proximidade às moedas reais. Visto que o Projeto Libra afirma que lastreará sua criptomoeda à moedas nacionais. Para Franco o blockchain adotado pela Libra será mais adequado que das demais criptomoedas e em particular do Bitcoin, que consome quantidades colossais de eletricidade para ser gerido.
Para Gustavo Franco, somente um gigante do tamanho do Facebook poderia se lançar a uma empreitada desse porte que neste primeiro momento tem somente melindrado os diversos estados nacionais e suas políticas monetárias.
Além do fato de que um evento desse porte pode abrir o precedente de empresas inúmeras tais como McDonald’s ou Starbucks lançarem suas próprias moedas. Para Franco é impossível parar o curso da inovação.