BusinessTimes

Guide aposta em ação vencedora com possível governo Lula em carteira de small caps para outubro

06 out 2022, 14:38 - atualizado em 06 out 2022, 14:38
Direcional Construção Civil carteira Guide
A ação da Direcional é a novidade na carteira de outubro da Guide (Imagem: Divulgação)

A cautela deu o tom para a carteira de small caps da Guide Investimentos. Com a incerteza em relação às eleições, a corretora fez apenas uma troca na composição para outubro. A novidade foi a ação da construtora Direcional (DIRR3).

A 3R Petroleum (RRRP3) foi substituída pela Direcional, uma das cinco maiores construtoras do Brasil, voltada ao desenvolvimento de empreendimentos populares de grande porte.

A construtora conta com operações em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal. Além de atuar em todas as faixas do Casa Verde e Amarela, a Direcional atua no segmento de renda média através de sua subsidiária Riva.

Para a corretora, a empresa do ramo da construção civil conseguiu manter uma boa eficiência operacional nos últimos trimestres, equilibrando o efeito negativo do aumento nos custos de construção, mantendo suas margens e atingindo recorde em vendas.

A Direcional é uma das ações que sairiam beneficiadas em um eventual governo Lula, avalia a Guide. Vale lembrar que o programa de governo de Lula indica a volta do Minha Casa, Minha Vida (atualmente com o nome de Casa Verde e Amarela), o que beneficiaria especialmente construtoras do segmento de baixa renda.

A carteira de small caps da Guide, de maneira geral, encerrou o mês de setembro no campo positivo, 1,9 ponto percentual acima do seu benchmark, o Índice Small Cap (SMLL).

Segundo o relatório, o destaque positivo da carteira foram os papéis do ABC Brasil (ABCB4). Já as ações da Minerva (BEEF3) foram as que mais se depreciaram.

Mesmo apresentando a maior desvalorização, a Minerva não saiu da lista de recomendações da corretora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Empresa Ticker
Banco ABC ABCB4
Alupar ALUP11
Arezzo ARZZ3
Minerva BEEF3
Direcional DIRR3
Hapvida HAPV3
Intelbras INTB3
Locaweb LWSA3
Randon RAPT4
Vivara VIVA3

Com eleições, cautela prevalece

Sobre as eleições, agora direcionadas para um segundo turno, o relatório da Guide destaca as reservas do mercado na última semana antes da votação em primeiro turno, em setembro.

Porém, a aproximação de Henrique Meirelles do ex-presidente e agora candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diminuiu um pouco as preocupações do mercado.

Meirelles declarou oficialmente apoio à candidatura do petista e a reação foi positiva.

“O movimento foi visto como sinal de ainda maior moderação do candidato e levantou a possibilidade de que Meirelles seja chamado para exercer algum cargo no Ministério da Economia”, afirma o analista da Guide que assina o relatório, Rodrigo Crespi.

Segundo a corretora, a aproximação entre Meirelles e Lula acabou por suavizar o receio do mercado em relação ao risco fiscal caso o petista seja eleito.

O Ibovespa fechou em baixa em setembro, mas, mesmo com a proximidade das eleições, não foi o cenário local que fez com que o índice registrasse perdas.

A Guide destaca que o fim do ciclo da alta da Selic, sacramentado pela decisão do Copom, ajudou a melhorar o sentimento. Porém, o cenário exterior continuou se deteriorando.

“O estopim que fez os mercados virarem de vez para uma queda foi o índice de inflação ao consumidor dos EUA, o CPI, que foi divulgado uma semana antes da reunião do Fed e subiu bem mais que o mercado esperava, inclusive no núcleo”, lembra. Isso levou o banco central dos EUA a elevar em 0,75 ponto percentual a taxa de juros do país, sinalizando a continuidade de juros elevados por mais algum tempo.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Estagiária
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
gabriela.occhipinti@moneytimes.com.br
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.